
A professora Jussara Derenji, diretora do Museu da Universidade Federal do Pará, encontrou em seus arquivos físicos (em papel) a nota acima reproduzida sem referências de autoria ou datação.
Desconfia-se, por comparação redacional com o artigo Os Gallé de Antônio Faciola publicado em 29 de fevereito de 1976 em A Província do Pará, que seja de Machado Coelho.
O professor Inocêncio Machado Coelho Neto dirigiu o Museu Paraense Emílio Goeldi entre 1945 e 1951; não se sabe se Machado Coelho conheceu Antonio Faciola, mas sua relação de amizade com Oscar e Inah, os dois filhos mais velhos do intendente, é notória.
O que chama a atenção no texto é a relação estabelecida entre os dois proprietários do Palacete Silva Santos/Faciola com o pintor J. Rollim: ambos (Silva Santos e Faciola) possuíram o Pôr de sol no oceano.
O termo “velho” pode ser uma diferenciação entre Bento José (pai) e Bento José Júnior; o primeiro morto em 1908 e o segundo em 1915 – Faciola assume a propriedade dos Bento em 1916.
O fato de pai e filho serem (quase) homônimos causa confusões de identificação, como no caso da travessa Silva Santos, que separou o Cinema Olympia do Grande Hotel: ela é uma homenagem do Conselho Municipal de Belém (de 05JUL1915) ao filho e não ao pai – acredita-se que Bento Júnior tenha sido o avalista dos dois empreendimentos.
A percepção diante do material pesquisado é que Antonio Faciola adquiriu móveis e obras de arte que já compunham o Palacete Silva Santos (porteira fechada?), acrescentando a este acervo trabalhos comprados em viagem que fez à Europa em 1911 com a família para, também, adornar a chácara Bem-Bom, a qual um segundo pavimento foi acrescido pelo pianista.
Foto do Pôr de sol no oceano: Elizabeth Pessôa.
Antonio Faciola aos 50 anos (em 1915), no segundo pavimento do Bem-Bom, entre obras de arte e seu piano – um ano antes de ocupar o imóvel dos Bento José da Silva Santos: o pai e o filho Júnior (herdeiro), sem se desfazer de sua chácara.
Acesse o Estado d’Arte da pesquisa sobre o Palacete Silva Santos/Facióla.
Esse Laboratório Virtual tem poder.