Recuperação da lousa da Maquetaria

Procedeu-se hoje a recuperação do quadro de giz (a velha e boa lousa) da Maquetaria; optou-se pelo aproveitamento do compensado bastante avariado por cupins e umidade; substituí-lo ensejaria o preparo de superfície nova, o que demandaria tempo – a moldura de madeira está em perfeitas condições.
Poucos dos que frequentam a Maquetaria sabem que esse quadro é equipamento original do Ateliê de Arquitetura, inaugurado em 1981 – segundo o livro da Cybelle.
No início dos anos 2000, passados quase vinte anos, tais lousas foram trocadas pelos (mal) ditos quadros brancos e jogadas no lixo – um desatino, já que todas se mostravam como quando instaladas no prédio; contudo, não havia espaço para guardar peças tão grandes e “obsoletas”.
Salvamos um exemplar e o colocamos na Maquetaria; afinal, professores de Representação e Expressão só desenham razoavelmente em quadros de giz, jamais se entenderam com os quadros brancos: assépticos, sem pó; muito menos com os pincéis não atômicos, os quais a (nova) tecnologia especificava.
Bem… o quadro de giz está revitalizado e agora é quadro-negro (de alto contraste) para deleite dos estudantes que só discutem desenhando; todavia, não se encontra um quadro branco de 2000 que sirva às aulas – o uso desavisado do pincel atômico os danificou cedo e hoje são imundos e inúteis.
Mas… tudo isso foi arrumação do nosso querido Daniel (Campbell), quando chefe do DAU, que deixou essa boiada passar; daí nosso bate-boca, entre amigos; como o Daniel morreu em 2002, não viu ele as consequências da imprudência: dizer não seria mais moderno que a oferta (moderna) do Centro Tecnológico do início do século XXI.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Restauração e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta