Dina reassumirá o Curro Velho

A professora Dina Maria César de Oliveira foi convidada pelo atual Governador do Estado, Simão Jatene, para retornar à superintendência da Fundação Curro Velho — lugar que mescla educação e produção cultural com orçamento próprio e ordenação de despesas.
Dina idealizou e implementou o Curro Velho ainda na gestão Hélio Gueiros (1987/90) como proposta de revitalização e utilização do antigo matadouro de Belém, dito Curro Público, objeto de sua dissertação de mestrado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; lá permaneceu como administradora por cinco governos consecutivos.
Nos últimos quatro anos a professora Dina Oliveira retomou suas aulas na FAU-ITEC-UFPA sendo eleita vice-diretora desta Faculdade ao biênio 2008/2010.
A FAU perderá uma de suas estrelas, contudo, Dina garante que haverá espaço  para alunos e professores que tenham projetos afinados à filosofia da Fundação.
O atual Secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, também é lotado nesta FAU.

É habitual que professores da UFPA componham os staffs governamentais; esses docentes ocupam cargos na administração sem ônus para o Estado, ou seja, permanecem recebendo seus salários pela União; em contrapartida, a Universidade tem sua conta de luz paga pelo poder público estadual.
O governo passado, de Ana Júlia Carepa, foi o que mais se acercou das expertizes da instituição; tendo somente a FAU cedido os professores Ana Cláudia Cardoso (transferida à UFRN), Jaime Bibas e José Júlio Lima.
Essa relação é tão corriqueira e antiga (desde Gueiros) que a UFPA não possui dotação orçamentária à energia elétrica: algo em torno de um milhão e quinhentos mil Reais mensais se somados todos os campi.  

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dina reassumirá o Curro Velho

  1. Camila Linhares disse:

    Gostaria de saber qual o e-mail de Paulo Chaves, preciso falar com ele sobre o Hangar. Tenho uma festa de formatura marcada lá dia 12/02 e estou muito preocupada, afinal a antiga administração nos procurou para devolver o dinheiro.

    Grata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s