UFPA – Theatro da Paz 1959 – 01
UFPA – Theatro da Paz 1959 – 02
UFPA – Theatro da Paz 1959 – 03
UFPA – Theatro da Paz 1959 – 04
UFPA – Theatro da Paz 1959 – 05
UFPA – Theatro da Paz 1959 – 06
As postagens “Do Brasão Original da UFPA I, II e III” têm gerado polêmica, o que é salutar.
Além dos comentários o Blog da FAU recebe e-mails não autorizados à publicação, o que não é tão bom assim, pois priva os internautas das mais diversas opiniões sobre o tema.
Pessoas que trabalham com tecnologia gráfica solicitam as imagens em alta resolução para manipulá-las, contudo, como são superiores a 5MB em JPEG, há casos em que no envio é acusado o “caixa cheia”; desse modo resolvemos inserir neste post as fotografias que pegamos, em pen drive, no Museu da UFPA; estão elas no formato PDF, mas com o axílio do Print Screen é possível ter um JPEG suficiente ao propósito.
Fazem parte do acervo do Museu da Universidade Federal do Pará tanto as fotografias da cerimônia de instalação da Universidade do Pará, quanto o Brasão Original cunhado no anverso do medalhão que compõe o Colar Reitoral antigo.
Curiosidade quase imperceptível nas fotos tiradas no Theatro da Paz:
Espalhados sobre a mesa oficial há, pelo menos, dois modelos de flâmula alusiva ao evento com a impressão do Brasão Original da Universidade do Pará (hoje UFPA); mais visível em UFPA – Theatro da Paz 1959 – 06.
Obrigado pelas imagens, eu não havia visto as flâmulas, fiquei emocionado, me deu vontade de entrar no túnel do tempo e roubar uma.
É uma impagável volta ao passado.
Vocês deveriam fazer uma campanha nacional solicitando aos colecionadores de flâmulas essas joias históricas da UFPA.
É uma pena que esse “brasão original” tenha desaparecido, aliás é um crime contra a memória institucional.
Esse resgate faz-se necessário e urgente.
Por que a reitoria e o Consun não ajudam nessa pesquisa?
Caro Rômulo:
A pesquisa teve apoio da Biblioteca Central, por intermédio de sua diretora, Graça Pena; do ex-diretor da Gráfica e Editora Universitária, Ivan Brasil; do Museu da UFPA, tanto pela diretora: Jussara Derenji, quanto pelos técnicos: Patrick Pardine e Silvana Modesto; da chefe de gabinete da Reitoria, Maria Lúcia Langbeck Ohana; e da funcionária aposentada da Reitoria, senhora Sueli Frahia.
A ideia é justamente esta: que os internautas contribuam com a investigação.
Equipe de Edição.