Punição à negligência docente na UFPA

A Diretora do ITEC, Dr.ª Maria Emília de Lima Tostes, foi incisiva em e-mail enviado às sub-unidades do Instituto de Tecnologia da UFPA: 

“Prezados diretores de faculdades, coordenadores de pós e comissão de ensino:
Hoje nas reuniões do CONSAD e do CONSUN ficaram bastante claras as preocupações com relação aos problemas que os alunos enfrentarão em suas matrículas.
Discentes que não tiverem um conceito lançado e sofrerem 2 (duas) reprovações não poderão fazer suas matrículas.
Temos no ITEC 2660 notas não lançadas.
Isso é grave, portanto as medidas administrativas impostas aos docentes que não alimentarem o sitema com as informações conclusivas de suas disciplinas são várias e estão previstas na resolução Nº1241/08-CONSEP.
Podemos destacar os seguintes procedimentos punitivos indicadas hoje nas reuniões:
—Os docentes não terão direito a viajar pela UFPA;
—Não estarão aptos para concorrer a nenhum tipo de bolsa (PIBIC, etc);
—A matriz orçamentária da unidade acadêmica do professor será prejudicada;
—Além de ser aberto processo administrativo que poderá acarretar dentre outras penalidades, o NÃO PAGAMENTO DO SALÁRIO DOCENTE.
Por favor alertem todos os professores de suas sub-unidades ao cumprimento do prazo máximo de 25/01 para o lançamento da totalidade dos conceitos do 4º período letivo de 2010.
Atenciosamente,
Maria Emília.”

O Portal do Professor, local virtual onde somente o docente tem acesso por meio de login e senha, fechou no dia 09 de janeiro passado com um déficit fenomenal; esse “desleixo coletivo” obrigou a instituição a reabrir o sistema por cinco dias em momento inoportuno: de hoje, 20 de janeiro, ao dia 25 próximo.
É provável que esse atropelo tenha sido causado pela inédita proibição imposta aos secretários das faculdadesde e programas de pós-graduação em suceder o processo de digitação a partir dos Mapas de Notas e Frequência impressos prenchidos a caneta e assinados por expressivo número de professores; um hábito interrompido em toda a UFPA justamente no 4º período letivo do ano de 2010.
Por incrível que possa parecer  há muitos mestres que não sabem ligar um computador nem na tomada, quanto mais interagir com um site de interface não tão amigável quanto o da Receita do Brasil.

Ilustração: “o enforcado“, carta de tarô.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Punição à negligência docente na UFPA

  1. Ronaldo Marques de Carvalho disse:

    Embora sendo contra “Climas de Terror” vejo que há um certo desleixo de nossa parte em cumprir em certos momentos com alguns compromissos pertinentes às nossas obrigações docentes dentro de uma Instituição, que, de qualquer forma, é uma boa “Mamãe”, mesmo com suas falhas corriqueiras.
    Nada disso seria necessário se focássemos só um pouquinho mais os compromissos com esta nossa Mama.

  2. Pedro Agenor Sá Pereira disse:

    Mas meu caro amigo, desde quando o site da Receita do Brasil é amigavel?
    Essa Universidade no mínimo é engraçada, faz suas incursões pelo primeiro mundo e o pobre do professor é quem tem de pagar o pato do Círio.
    Os meninos que já entraram com doutorado não sabem o peso de quatro filhos no orçamento, nem lembram mais o quanto seus pais penaram para que eles hoje estejam ministrando aulas na UFPA e gozem do “status” que para alguns é magnânimo.
    Quatro filhos, quatro computadores financiados, o último é sempre o seu, como é toda sua a sobra da geladeira.
    Depois que ABNT deu segurança às tomadas, além de ficar mais difícil ligar o computador, ficou mais caro, pois cada adaptador custa pelo menos cinco Reais, multiplique isso pelos quatro, vezes quantos periféricos eles tenham, sem incluir o seu que ainda não teve nenhum componente fabricado, e apresente a conta à diretora do ITEC.
    O problema da cúpula é cuspir na base, mas se um vento bate de revestrés molha a chapinha da rainha.
    Desde quando é possível suspender salário de professor se a culpa é da instituição, balela, conversa de bêbado para boi dormir.
    Dia 7 de janeiro o CETIC estava confraternizando, resolveu problemas dos professores a partir do dia 10 com o sistema fechado prometendo reabri-lo e só hoje o fez.
    Se eu fosse professor da UFPA não mandaria conceito algum e esperaria pela suspensão do meu salário, num instante tudo seria revisto e os funcionários continuariam digitando as minhas notas porque sei que o sitema não tem só uma péssima interface, é uma boa porcaria desenvolvida no modelo acadêmico que só acadêmico finge gostar porque não há capital americano envolvido.
    E se os funcionários ficarem isentos dessa tarefa, o que farão além de jogar paciência, praticarão o suicídio?
    Mande o reitor prencher o formulário eletrônico na sua frente e veja quantos erros ele cometerá.
    Pimenta é pimenta em qualquer olho.

  3. Pedro Agenor Sá Pereira disse:

    Em tempo,
    A inteligência e ironia da ilustração, somente agora entendida, faz o meu texto anterior desnecessário.
    O Enforcado seria o único cara que não estaria nem aí se o salário dele fosse suspenso, ficaria até feliz com a “punição” e refletiria se vale a pena ou não ser professor da UFPA.
    Muito bom, hehehehehehehehehe.
    Viva a Mãe Delamari.

  4. Adriana da Silva e Silva disse:

    Ainda posso fazer minha matrícula?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s