Castor de Andrade (Palestra do Monte)

Carlos Gonçalves de Andrade e Silva, encontrado na Wikipédia pelo verbete Castor de Andrade foi citado ontem pelo Mestre Monte como uma pessoa de importância.
Apesar dos atributos de contraventor a ele impingidos, era um homem de vastíssima cultura, antes mesmo da Internet.
Em 1986, por ocasião do V Salão Arte Pará*, a então diretora da Fundação Rômulo Maiorana, senhora Sônia Renda, convidou-nos a um jantar com os dois membros do júri que não eram de Belém: Ivo Vellame da UFBA e Icléa Cattane da PUC-RG; junto conosco estava o hoje imortal da APL, professor João Carlos Pereira.
Enquanto aguadávamos no terrasse do Hilton Hotel pelos dois críticos fomos gentilmente convidados a sentar à mesa de Castor de Andrade (por ele próprio), de passagem por Belém com a família, acompanhando o  Bangu Atlético Clube, time de futebol do qual era patrono.
Castor, que estava com sua filha e neto (a) conversou com todos sobre arte, impressionando sobremaneira ao Ivo Vellame, já sentado à mesa, que virou seu fã incondicional; Dona Sônia, de início, não aprovou muito a companhia, mas… com ele ficamos até que se retirasse aos seus aposentos, momento em que nós cinco nos dirigimos ao restaurante. (HB)

Lembramos que José Zanine Caldas, dentre outras personalidades citadas pelo Mestre, está no Blog da FAU.

*Nessa versão do Arte Pará, dentre os 16 premiados nacionalmente, estavam 6 professores do extinto Departamento de Arte (e Comunicação, ainda) da UFPA: Dina Oliveira, Osmar Pinheiro de Souza Júnior, Luciano Oliveira, Haroldo Baleixe, Emmanuel Nassar e Ronaldo Moraes Rêgo.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta