Castor de Andrade (Palestra do Monte)

Carlos Gonçalves de Andrade e Silva, encontrado na Wikipédia pelo verbete Castor de Andrade foi citado ontem pelo Mestre Monte como uma pessoa de importância.
Apesar dos atributos de contraventor a ele impingidos, era um homem de vastíssima cultura, antes mesmo da Internet.
Em 1986, por ocasião do V Salão Arte Pará*, a então diretora da Fundação Rômulo Maiorana, senhora Sônia Renda, convidou-nos a um jantar com os dois membros do júri que não eram de Belém: Ivo Vellame da UFBA e Icléa Cattane da PUC-RG; junto conosco estava o hoje imortal da APL, professor João Carlos Pereira.
Enquanto aguadávamos no terrasse do Hilton Hotel pelos dois críticos fomos gentilmente convidados a sentar à mesa de Castor de Andrade (por ele próprio), de passagem por Belém com a família, acompanhando o  Bangu Atlético Clube, time de futebol do qual era patrono.
Castor, que estava com sua filha e neto (a) conversou com todos sobre arte, impressionando sobremaneira ao Ivo Vellame, já sentado à mesa, que virou seu fã incondicional; Dona Sônia, de início, não aprovou muito a companhia, mas…com ele ficamos até que se retirasse aos seus aposentos, momento em que nós cinco nos dirigimos ao restaurante. (HB)

Lembramos que José Zanine Caldas, dentre outras presonalidades citadas pelo Mestre, está no Blog da FAU.

*Nessa versão do Arte Pará, dentre os 16 premiados nacionalmente, estavam 6 professores do extinto Departamento de Arte (e Comunicação, ainda) da UFPA: Dina Oliveira, Osmar Pinheiro de Souza Júnior, Luciano Oliveira, Haroldo Baleixe, Emmanuel Nassar e Ronaldo Moraes Rêgo.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s