A futura página RESENHAS

O professor José Maria Coelho Bassalo (foto) sugeriu ao Blog da FAU a criação de uma página destinada às resenhas dos livros utilizados pelos professores em suas disciplinas.
A solução é simples: os docentes criam textos, de resumos a recensões, em formato pdf e os depositam no Google Docs ou em seus blogs pessoais e/ou de disciplinas; ao Blog da FAU caberá disponibilizar os links com os devidos títulos em RESENHAS DE LIVROS, concentrando as informações dispersas.
A ideia de Bassalo, exemplificada em seu Curso de Projeto, vem ao encontro do caráter extensioninsta que se empreende no Blog.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para A futura página RESENHAS

  1. José Júlio Lima disse:

    A todos os leitores (alunos ou não).
    Vejam o texto sobre recensões da Universidade Nova de Lisboa.
    http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/COMO%20FAZER%20UMA%20RECENS%C3%83O%20CR%C3%8DTICA%20CRIT%C3%89RIOS%2jos0B%C3%81SICOS.pdf

  2. fauitec disse:

    A conveniente intervenção do professor José Júlio Lima sobre recensão crítica provocou uma modificação substancial nesta postagem:
    Onde se lia:
    “O professor José Maria Coelho Bassalo (foto) sugeriu ao Blog da FAU a criação de uma página destinada às resenhas dos livros utilizados pelos professores em suas disciplinas.
    A solução é simples: os docentes criam suas recensões no formato pdf e as depositam no Google Docs ou em seus blogs pessoais e/ou de disciplinas; ao Blog da FAU caberá disponibilizar os links com os devidos títulos em RESENHAS DE LIVROS, concentrando as informações dispersas.
    A ideia de Bassalo, exemplificada em seu Curso de Projeto, vem ao encontro do caráter extensioninsta que se empreende no Blog.”
    Agora se lê:
    “O professor José Maria Coelho Bassalo (foto) sugeriu ao Blog da FAU a criação de uma página destinada às resenhas dos livros utilizados pelos professores em suas disciplinas.
    A solução é simples: os docentes criam textos, de resumos a recensões, em formato pdf e os depositam no Google Docs ou em seus blogs pessoais e/ou de disciplinas; ao Blog da FAU caberá disponibilizar os links com os devidos títulos em RESENHAS DE LIVROS, concentrando as informações dispersas.
    A ideia de Bassalo, exemplificada em seu Curso de Projeto, vem ao encontro do caráter extensioninsta que se empreende no Blog.”
    Acrescentamos links a resenhas, resumos e recensões (neste caso o da Universidade Nova de Lisboa) para diferenciá-los no contexto acadêmico.
    A utilização do termo recensão, sem nenhuma conceituação, foi de responsabilidade do editor.

  3. Ana Maria Santos disse:

    Muito boa a ideia do Bassalo, só achei um pouco complicada a explicação do editor do blog à execução.
    Ora, se vai ser resumo, resenha ou recensão, não importa, com certeza as publicações que serão indicadas já devem ter essas informações na Internet, muitas vezes na página da própria editora.
    Não creio que os professores dediquem tempo para fazer suas próprias análises críticas de artigos ou livros.
    O exemplo do Bassalo no seu “Curso de Projeto” foi prático: transcreveu até a orelha da obra.
    O importante é que a referência contenha as informações básicas da obra indicada: autor, título, editora, ano, título do periódico e por aí vai…
    Como não entendi bem como será essa “página” sugiro uma padronização das informações que serão enviadas pelos professores:
    1ª parte – Referência da obra indicada;
    2ª parte – Resumo; texto crítico; links de editoras, etc.
    3ª parte – Quem indicou; que disciplina, curso…
    Bem, não sei se me fiz entender?!
    Segue a norma para elaboração de resumos:
    ABNT – NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação: http://tjsc25.tj.sc.gov.br/academia/cejur/arquivos/6028resumo.pdf

  4. Pessoal, podemos fazer algo mais bem elaborado (normas etc), mas a idéia principal é sugerir leituras, apenas…

Deixe uma resposta