Célia Coelho Bassalo, ex-diretora do antigo Centro de Letras e Artes da UFPA, hoje aposentada, deu sinal verde ao Blog da FAU à postagem de O “ART NOUVEAU” EM BELÉM (arquivo em pdf com 9,14MB).
A raridade, de 1984, tem projeto gráfico de Age de Carvalho e arte-final de Juarez Forte; fotos de Patrick Pardini e apresentação de Donato Mello Júnior.
Entre as décadas de 1980 e 1990 o livro foi referência nos antiquários de Belém e do Brasil; aliás, há uma menção a Elias Ohana: “vaticinador” da pesquisa originalmente apresentada, em 1982, à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
A digitalização do material, feita por Ruth Campos, nos foi ofertada por Maria Stella Faciola Pessôa Guimarães, bisneta do intendente Antonio Faciola: um dos colecionadores de obras de arte do período áureo da borracha no Pará mostradas no livro, falecido em 1936.
Em 2008 Célia Bassalo lançou em Brasília ART NOUVEAU EM BELÉM; produção nova, bilíngue, de mesma temática: Bélle Èpoque; editada pelo IPHAN, como Roteiros do Patrimônio pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura (MinC):
Sou estudante do curso de historia, me apaixonei por esse livro! Como faço para compra-lo ?