Identificando os Generais da Praça

O professor Fernando Luiz Tavares Marques interessou-se pela postagem anterior, referente à praça vizinha ao African Bar, que tem o nome de um general em substituição a outro; daí foi à cata de informações na Internet e descobriu a revista Forte do Presépio, uma publicação da 8ª Região Militar.
O general Antonio Ilha Moreira faz parte da história da 8ª Divisão de Exército como seu segundo comandante, entre 28/07/1911 e 11/o5/1912, em Belém.
À página 158 do livro Ruas de Belém, de Ernesto Cruz, segundo o professor Jaime Bibas, se lê: “A 6 de setembro de 1912, o Conselho Municipal aprovou a Resolução nº 282, mandando denominar a Praça General Ilha Moreira a área onde estêve, tempos antes, a doca do Reduto. É a atual Praça General Magalhães.” (sic)
Curioso é que no jornal Correio do Pará — propriedade e órgão do Partido Republicano Nacional, de novembro de 1929, em homenagem ao aniversário do senador Antonio Facióla — o nome da praça permaneceu como Ilha Moreira:
“Interessou-se pelo saneamento da bacia do Reducto, incumbindo-se o diretor de obras municipaes de solucionar o problema de seu desaguamento para extinguir as frequentes inundações na praça Ilha Moreira e ruas adjacentes.” (sic)
Se chegamos à verdade, ela permanece confusa: substituíram um republicano vivo por um monarquista falecido; e essa novidade se deu quase 23 anos idos desde a Proclamação da República e quatro meses após Ilha Moreira ter retornado à Capital Federal; falta-nos muitas “notícias do passado” para compreender esse ordinário detalhe.

José Vieira Couto de Magalhães por Almeida Júnior (fonte: Wikipédia).

____________________________

Largos, Coretos e Praças de Belém:

SOARES, Elizabeth Nelo (Org.). Largos, coretos e praças de Belém. Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2009. p. 86-89. Disponível em:  <http://www.monumenta.gov.br/site/wp-content/uploads/2011/01/pracasecoretos.pdf>.
Acesso em: 13 out. 2011.

Esse post foi publicado em Administração e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Identificando os Generais da Praça

  1. Maria Eunice Marques Vilhena disse:

    Sou bisneta do Marechal Antonio Ilha Moreira e tenho pesquisado meus antecedentes.
    Gostaria de saber mais.
    Maria Eunice Marques Vilhena, filha de Antonio Carlos Moreira Marques,
    neta de Ilhantina Moreira Marques, filha do Marechal Ilha Moreira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s