UFPA quer adquirir a biblioteca de Clóvis Moraes Rêgo


O professor da FAU e pró-reitor de Relações Internacionais, Flávio Augusto Sidrim Nassar, foi incumbido, pelo magnífico reitor da Universidade Federal do Pará, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, de negociar a aquisição da biblioteca do ex-governador do Estado do Pará (1978/79), Clóvis Silva de Moraes Rêgo.
O acervo do intelectual, ocupante da Cadeira nº21 da APL — Academia Paraense de Letras —, está intacto e não é manuseado desde sua morte, em 2006; dentre as diversas obras raras está a coleção completa da revista A SEMANA.
O interesse da UFPA pela biblioteca de Clóvis foi evidenciado por ocasião da outorga do título de Doctor Honoris Causa ao pesquisador Vicente Salles que intenciona visitá-la para a conclusão de sua investigação sobre a Caricatura no Pará — justamente no extraordinário semanário paraense.
Vicente, apesar de seis anos mais moço que Clóvis, era seu amigo e colega de muitos estudos: “Nossas bibliotecas se complementavam: o que um não tinha o outro tinha”, lembrou Salles.
Clóvis Silva de Moraes Rêgo também fora titulado pela UFPA, em 1979, como Professor Honoris Causa.
O fato aqui relatado foi por nós testemunhado na última sexta-feira, portanto, cobraremos da Administração Superior a celeridade dessa ação; até porque o TCE — Tribunal de Contas do Estado, de onde Clóvis  fora juiz, já manifestou a mesma vontade à família do escritor que se preocupa, não com valores, mas com a indivisibilidade e extremo zelo com o que foi congregado por mais de sessenta anos de trabalho ininterrupto (há, inclusive, livros inéditos, prontos à publicação).

Professor Clóvis Silva de Moraes Rêgo e a Resolução Nº578/1979-Reitoria.

A SEMANA: capa e cabeçalho de página interna; números diferentes do ano XXI: 1939.


O carinhoso encontro de Vicente Salles com o arquiteto, artista plástico e professor da UFPA, Ronaldo Moraes Rêgo, filho de Clóvis, após a cerimônia de titulação na Secretaria Geral dos Conselhos Superiores Deliberativos: “Eu gostava muito do teu pai!”.

Esse post foi publicado em Administração e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para UFPA quer adquirir a biblioteca de Clóvis Moraes Rêgo

  1. graça pena disse:

    A direção da Biblioteca Central da UFPA reconhece o gesto maior da Reitoria em prol da intelectualidade paraense e a expertise dos bibliotecários.

  2. José Maria disse:

    Se ele tem a coleção completa de “A semana” peguem logo, pois ninguém tem!

  3. O acervo bibliográfico do Clóvis Moraes Rego foi doado à biblioteca do Mosqueiro, desativada. É bom procurar este acervo, salvá-lo e incorporar.

    • fauitec disse:

      Há algum equívoco, Claudia.
      A biblioteca do professor Clóvis Moraes Rêgo está intacta e de posse da família; no caso, seus dois filhos vivos: Ronaldo e Clóvis, que têm herdeiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s