O chafariz da FAU e a SPEVEA (1962)


Em 1962, antes de hospedar a Escola Primária da Universidade do Pará, o palacete Rita Bezerra foi a sede da Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPEVEA); o edifício, já demolido, localizava-se defronte ao colégio Nazaré e possuía um chafariz confeccionado em pedra de lioz (ou liós) no seu jardim; hoje, essa peça de adorno, encontra-se montada na frente do Ateliê de Arquitetura, no Campus do Guamá.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Fotografia antiga e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

5 respostas para O chafariz da FAU e a SPEVEA (1962)

  1. StelioSantaRosa disse:

    Esse predio com seu chafariz em pedra de lioz frontal a mim são muito familiares pois estudei nessa época na antiga escolinha da UFPa e a diretora era a profa. Osmarina Fortuna esposa do Dr. Fortuna, o mesmo do simbolo da Reitoria.

    • fauitec disse:

      Stélio:
      Osmarina de Mello Fortuna era casada com Frederico Sampaio Fortuna, secretário do primeiro reitor: Mário Braga Henriques; o autor do primeiro brasão e da fundição do medalhão original era irmão de Frederico e cunhado de Osmarina, chamava-se Maÿr Sampaio Fortuna e era desenhista da Primeira Comissão Demarcadora de Limites do Itamaraty – à época, um prédio vizinho ao da reitoria assinado por Filinto Santoro, em Nazaré, defronte ao Palacete Facióla.

  2. Marcio disse:

    Em que ano ocorreu a demolição?

    • fauitec disse:

      Marcio:
      Infelizmente, por ora, não dispomos dessa informação; assim que chegar ao nosso conhecimento, com comprovação, acrescentaremos tal dado como postscriptvm, ou: se fará nova postagem sobre o Palacete Rita Bezerra.

  3. Benedito moreira dos Santos disse:

    Quanta falta de sensibilidade demonstrada pela demolição de um prédio deste porte arquitetônico. E ligado a uma universidade!!!!!

Deixe uma resposta