1966 — estudante da “Escolinha da Universidade” com Meira ao peito

A fotografia acima mostra Maria Regina Faciola Pessôa em seus primeiros dias de ingresso na alfabetização da Escola Primária da Universidade (Federal) do Pará no ano de 1966.
Ampliada a estampa do bolso da estudante vê-se que o desenho do escudo da Universidade, já nominada federal pela Lei Nº4.759 de 20 de agosto de 1965, é semelhante ao publicado nos “anais científicos“, que cobriram o período entre os meses de abril de 1964 e maio de 1965, concebido por Alcyr Boris de Souza Meira.
A Universidade, de modo nonsense, rendeu-se às modernidades gráficas*, desprezando a História institucional:

O Blog da FAU utiliza a águia guianense original, de 1959, presente no primeiro brasão da Universidade do Pará, confeccionado por Maÿr Sampaio Fortuna:

*A atual águia da UFPA não possui identidade alguma, pois, além do redesenho computacional do escudo, que qualquer menino de dez anos é capaz de proceder, fez-se a  estilização, mal resolvida, da águia guianense de José Castro Figueiredo e Henrique Santa Rosa — elemento do Brasão d’Armas do Pará de 1903 —, para substituir a esquisita, mas pessoal,  ave do Boris:

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta