The Foreign Look (2006)

“Olhar estrangeiro” é um filme sobre os clichês e as fantasias que se avolumam pelo mundo afora sobre o Brasil. Baseado no livro “O Brasil dos gringos”, de Tunico Amâncio, o documentário mostra a visão que o cinema mundial tem do país. Filmado na França (Lyon e Paris), Suécia (Estocolmo) e EUA (Nova York e Los Angeles), o filme, através de entrevistas com os diretores, roteiristas e atores, desvenda os mecanismos que produzem esses clichês. É um documentário que segue a mesma tradição de “A Negação do Brasil”, “Um dia sem Mexicanos”, “Filmes Ruins, Árabes Malvados” e “Europa e Grécia: Do Esquecimento à adoração racista” mostrando como a mídia trabalha/constrói a imagem de um grupo cultural/religioso/político e transborda todos os cantos de clichês e estereótipos negativos. (Canal João Trindade Júnior)

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Filmes e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta