UFPA — Exercícios de Desenho & Design — 1999


FAU
Registros de montagem e vernissage da exposição Exercícios de Desenho & Design, realizada em 25 de março de 1999 — atrasada em consequência de greve —, no Ateliê de Arte da Universidade Federal do Pará.
Os trabalhos foram executados por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo com ingresso em 1997 e 1998 que, à época, tinham aulas pela manhã nas dependências daquele ateliê.
Quatro turmas de Representação e Expressão — duas de RE II e duas de RE IV — produziram trabalhos bi e tridimensionais (com representação gráfica e memorial descritivo).
O entorno miserável da UFPA foi o mote para o exercício das turmas que trabalharam o bidimensional em técnica mista — exterior da habitação proposta.
Um espaço de 25m², reservado à moradia de um hipotético estudante “duro” — aquele que vendia o almoço para comprar o jantar —, serviu como tema para o desenvolvimento dos trabalhos em desenho tridimensional (design): os discentes deveriam criar, a partir da reciclagem de sucatas disponíveis no DEMEF e na COPALA, todo o mobiliário desse “generoso” espaço.
A orientação para concepção e conceituação das obras fora dada pelos professores Jorge Eiró e Haroldo Baleixe.
Os trabalhos tiveram suas execuções na COPALA — siderúrgica vizinha à UFPA — e no laboratório de Solda e Fundição do curso de Engenharia Mecânica do antigo Centro Tecnológico (hoje ITEC), sob a responsabilidade do professor Fernando Antonio de Sá.
A filmagem feita por Bruno Parente é, na origem, em VHS; posteriormente digitalizada (2008) e postada de modo fracionado no Youtube como memória de ações didático-pedagógicas no curso de Arquitetura da UFPA .
A exposição foi montada durante todo o dia 25 de março de 1999. À noite houve um cock-tail com a presença de artistas, jornalistas e o pessoal envolvido nas etapas do processo. O presidente da COPALA, José Maria Mendonça, e o diretor do CT, Sinfrônio Brito Moraes, prestigiaram o evento.
Como o Ateliê de Arte não possuía grades, tudo foi desmontado no final da noite de abertura.
Alguns dias depois a exposição ocupou o Shopping Center Castanheira com apoio técnico e logística privados — iniciativa do Roosevelt Resque.
Este audiovisual, ora em “copião”, agrupa os fragmentos do vídeo postados no Youtube em 2008, propiciando aos ex-alunos — hoje profissionais — a percepção linear de uma ação de inédita performance na UFPA que completou catorze anos.
A transcodificação do VHS para DVD e MP4 foi feita pelo professor Fábio de Assis Mello no ano passado, contudo, por problemas técnicos na mídia, recentemente resolvidos pelo aluno Nildo Gabriel Rodrigues Costa, só agora foi possível colocar a cópia no ar.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Desenho, Design, Memória e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s