O Brasão Original da UFPA nas cores de Maÿr Sampaio Fortuna

Guache MaÿrDemorou, mas agora é possível alcançar a exata dimensão pictórica do Brasão Original da UFPA, à época Universidade do Pará, criado por Maÿr Sampaio Fortuna ─ um valoroso artista plástico que exerceu o cargo de desenhista na Primeira Comissão Demarcadora de Limites, a PCDL.
As descobertas das criações de Maÿr para a Universidade foram alvo de pesquisas públicas veiculadas no Blog da FAU que comprovaram tanto a autoria da primeira insígnia da UFPA, quanto a simbologia adotada desde 1977 pela FADESP ─ Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa ─, que a desconhece.
Maÿr era irmão do secretário da antiga Faculdade de Direito, Frederico Sampaio Fortuna, ambos afiliados ao PSD, o Partido Social Democrático de Magalhães Barata, fato que soterrou politicamente o emblema “ideológico” do regionalismo amazônico.
A imagem que ilustra a postagem foi vista pelo editor do Fragmentos de Belém, Igor Pacheco, no site Mercado Livre, que nos enviou o link ao guache de 22×26 cm.
Na realidade a pintura é uma variação da única referência que tínhamos: a fotografia tirada na cerimônia de implantação da Universidade do Pará no Theatro da Paz em 1959, onde se vê, ao fundo, em generosas dimensões, o primeiro brasão adotado pela Instituição.
Curioso é o fato do vendedor utilizar imagens elaboradas e publicadas no Blog da FAU como parâmetro de importância à peça; o que é benéfico, pois se a FAU não tivesse alardeado a existência de algo anterior a Alcyr Borys de Souza Meira, possivelmente, o que enxergamos acima, ou estaria em uma gaveta a embolorar-se, ou em uma lata de lixo.
Os editores do Blog da FAU ─ HB e JB ─ têm uma proposição ao Magnífico Reitor da UFPA, professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy: utilizar o prêmio que ganhamos com a Prática Inovadora em Gestão Universitária 2012 da UFPA para adquirir a obra que julgamos rara e significativa à história e memória institucional, já que até o momento não encontramos (e não encontraremos) nenhum evento de interesse científico que pudesse justificar a retirada de nossas passagens, hospedagens e diárias ─ recompensa intransigente do engessado Edital despreparado às necessidades do que elege.

Postscriptvm (dos editores):
Solicitamos ao vendedor, por e-mail ao Mercado Livre, que nos enviasse uma foto do guache de Maÿr Sampaio Fortuna em foco e alta resolução; caso sejamos atendidos, substituiremos a imagem do post.

Postscriptvm 2 (HB):
O que se apresenta na fotografia desfocada é mais que suficiente para atestar sua autenticidade; Maÿr Sampaio Fortuna, tinha estilo pessoal, não era um maria vai com as outras.

Postscriptvm 3 (HB):
“…às necessidades do que elege.” é extremamente distinto de “de quem elege”, ou: “dos que elege”; nos referimos a investimentos na Prática, em equipamentos e tecnologia de mídia; não em seu práticos, esses podem se afogar no Guamá, afinal, são do LAFORA.

Postscriptvm 3 (HB):
Por todo o descaso acumulado que a Universidade Federal do Pará mantém com o materializador de seu espírito embrionário ─ regionalista setentrião; matiz histórico; cena e cenário à autocompreensão, por contraste absoluto ou gradação  ─; a obra, única para a Instituição aos olhos deste editor, é de valor inestimável.

Postscriptvm 4 (dos editores):
Luiz Neves, que é do Rio de Janeiro, respondeu ao e-mail anexando a fotografia solicitada, que ora ocupa o lugar da que estava fora de foco; Neves disse também que o guache fazia parte do acervo pessoal de Mário Braga Henriques, primeiro reitor da U(F)PA.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, História, Memória, Pintura e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para O Brasão Original da UFPA nas cores de Maÿr Sampaio Fortuna

  1. José Maria Abreu Jr disse:

    Um achado espetacular!!!

Deixe uma resposta