Marginais sim, inconsistentes jamais; por Haroldo Baleixe

corel322Ainda é possível encontrar no site da PROPLAN ─ Pró-reitoria de Planejamento ─ o Resultado Ideias e Práticas Inovadoras em Gestão Universitária (2012), concurso no qual o Blog da FAU foi agraciado com o prêmio de 6 mil Reais ─ o mais alto do certame ─ em hospedagens, diárias e passagens para congressos de natureza afim.
Muitos foram os pedidos para que tal premiação se revertesse em equipamentos que garantissem a melhoria na performance do objeto da láurea, bem como o pagamento da anuidade básica, de 99 dólares estadunidenses, à plataforma WordPress, o que daria sobrevida, com tal verba pública, ao projeto destinado ao multifacetado público da WEB; todos malogrados pelo engessado edital desprezador do significado da palavra INOVAÇÃO que, para as ciências jurídicas é, segundo o Aulete: “Qualquer mudança em situação de fato ou de direito que possa despertar interesse na apreciação técnica de um processo judicial”.
A mesma PROPLAN, em seu Sistema de Planejamento das Atividades Docentes, o SISPLAD, desconsidera o Blog da FAU como uma labuta de seus professores-editores porque não há um número de portaria que diga isso em burocratês.
Se existe alguém ─ além dos internautas que hoje propiciam as quase 300 mil visitas ao Blog da FAU ─ que pode dar fé pública à proposição da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo em estabelecer um piloto de comunicação com o mundo, esse indivíduo está na própria PROPLAN que, junto com a PROGEP e a PROAD, criou o Prêmio Ideias e Práticas Inovadoras em Gestão Universitária da Universidade Federal do Pará.
O Blog da FAU, se merecedor do prêmio, o foi pela INOVAÇÃO; algo que combate a inércia provocada pelo isolamento das atividades fins da UFPA.
Senão vejamos o que a comissão julgadora leu no Relatório* que melhor considerou:
“O Blog da FAU obedece ao princípio constitucional estabelecido às universidades: ‘indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão’ e tem demonstrado, por estatísticas, sua viabilidade como um portal de cultura que propicia pluralidade de conhecimentos em linguagem acessível.”.
Pelo fato da Universidade se desconhecer, os PIT’s ─ Planos Individuais de Trabalho ─ dos editores-professores (ou professores-editores) apresentam INCONSISTÊNCIA, pois o Blog da FAU, apesar de possuir 2.308 postagens e figurar como página oficial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no site do ITEC ─ Instituto de Tecnologia ─, de nada vale à própria UFPA.

*”Por sabedoria entendo a arte de tornar a vida mais agradável e feliz possível”, de Arthur Schopenhauer, foi o mote do Relatório; uma grande piada, não?

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Política e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para Marginais sim, inconsistentes jamais; por Haroldo Baleixe

  1. Fátima Souza disse:

    Muito interessante isso.
    Vocês ganham um prêmio de 6 mil Reais, não o recebem do modo que melhorava o blog para o público e têm todo esse trabalho desconsiderado pela instituição.
    Não sei se é apenas desprezo não.

  2. Ângela Paulino disse:

    É muita sacanagem, isto sim.

  3. Marquinho Augusto disse:

    Quem anda na contramão é atropelado pelo caminhão.
    Gente, é o poder instituído que não quer ser incomodado.

  4. Israel Huberman disse:

    Tenho acompanhado essa novela do Prêmio da PROPLAN.
    Muito cômodo à Pro-Reitoria de Planejamento dar um prêmio para uma ação frutífera de grande alcance sem apoiá-la, deixando-a à míngua, já que não aloca carga horária aos professores que a fazem possível e mensurável.
    Perder este blog com seu maravilhoso conteúdo e acervo é burrice.
    Parabéns aos professores Bibas e Baleixe, heróis que vão na contramão do instituído e, mesmo com as visíveis limitações somadas aos atrapalhos compulsórios, fazem um trabalho digno de ser consultado em qualquer canto do planeta.
    Que vergonha para a UFPA agir desse modo mesquinho e estúpido que faz o internauta adoecer pela raiva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s