O nazista que matou paraenses; por Oswaldo Coimbra (Diário do Pará 11/01/2014)

corel552
Ampliável à leitura.

_____________
Postscriptvm:

ERRATA:
O professor e escritor Oswaldo Coimbra observa que o texto publicado no jornal Diário do Pará de sábado passado, dia 11 de janeiro, contém um equívoco informativo: onde se lê “…campo de concentração de Cotijuba”, leia-se: “…campo de concentração de Tomé-açu”.

O artigo Construtor preso em campo de concentração de Tomé-Açu, publicado no mesmo jornal em 08/05/2010 por Coimbra, dá a tônica da correção sobre a prisão do arquiteto alemão Albert Oswald Massler em represália de Getúlio Vargas a imigrantes oriundos de países do Eixo.
Massler por ora não foi descartado pelo BF como um possível projetista do hipotético primeiro CLIPPER de Belém ainda na década de 1930, nos governos dos interventores federais – e seus prefeitos – em anos que precederam à 2ª Guerra Mundial (1939/1945).

Clipper

A palavra inglesa CLIPPER aposta à pequena PARADA da Portugal com a João Alfredo.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, História, Reprodução de artigos e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta