As fotografias que seguem abaixo pertencem à coleção fotoetnográfica de Carlos Estevão de Oliveira e muitas delas não estão identificadas na página de origem.
Igor Pacheco, editor do site Fragmentos de Belém e colaborador do BF, encontrou referências sobre o conteúdo dessas imagens em um blog intitulado PT de Mosqueiro; como tais legendas parecem coerentes ─ mesmo que o blog não cite a origem das fotografias nem do embasamento aos textos sobre elas ─, as reproduziremos abaixo de cada fotografia, entre aspas:
“Enseada do Chapéu Virado e Farol: foto registrada no começo do século XX, provavelmente entre 1900 a 1910.”
“Enseada do Chapéu Virado e Farol: foto registrada no começo do século XX, provavelmente entre 1900 a 1910.” (por suposição, a partir do desenho, repetimos a legenda anterior, sem nenhuma certeza)
“Orla do Farol e Chapéu Virado: foto registrada no começo do século XX, provavelmente entre 1905 a 1910.”
“Praça do Chapéu Virado sem a capela do Sagrado Coração de Jesus. Ao fundo o famoso hotel Chapéu Virado. Obs. Se a capela do Sagrado Coração de Jesus foi construída em 1909, a foto acima é de uma data anterior, provavelmente entre 1900 a 1905.”
“Ilha do Amor (praia do Farol): observe que a vegetação da ilha se estendia até proximo do cordão de areia (que aparece quando a maré está seca), Foto do começo do século XX.”
“Barranco da praia do Ariramba na curva da Embratel: foto do começo do século XX.”
“Praia do Ariramba: foto do começo do século XX.”
“Caramanchão da praia do Bispo: obra construída pelo Intendende de Belém Alcindo Cacela, em 1936.”
“Caramanchão da praia do Bispo: Obra construída pelo Intendende de Belém Alcindo Cacela, em 1936.”
“Escadarias da praia do Bispo: Obra construída pelo Intendende de Belém Alcindo Cacela, em 1936. Foto obtida no ano da inauguração das escadiarias, do caramanchão e do muro de arrimo da praia do Bispo (1936).”
“Orla do Chapéu Virado e Farol: foto registrada no começo do século XX, provavelmente entre 1905 a 1910.”
“Foto registrada do interior de uma barraca de praia, tendo ao fundo a Ilha do Amor (praia do Farol). Foto registrada no começo do século XX, provavelmente entre 1905 a 1910.”
Qualquer contestação sobre a identificação das imagens, favor deixar comentários para apreciação.
Segundo O PARÁ NAS ONDAS DO RÁDIO, desde 12 de novembro de 1930 o termo “intendente” fora substituído por “prefeito”.
sou apaixonado pela ilha do Mosqueiro, bonito acervo fotográfico parabéns a todos que contribuirão com a cultura paraense
Ver as fotos antigas do Mosqueiro foi excelente. Parabéns pela iniciativa.
Olá! Faço parte da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Paróquia Nsa. Sra. da Conceição-Carananduba, Mosqueiro. Estou procurando registros da criação da nossa comunidade, a data que eu encontrei em pesquisas na internet foi 1907(possível inauguração do primeiro templo de alvenaria). Mas queríamos encontrar algum registro documentado da possível origem da fundação da primeira capela e gostaria de pedir a ajuda de vocês. Irei aguardar o contato, por favor!