Ensinamentos de Omar Arroyo Arriaga em anotações de Kaki Afonso

corel667No início do ano de 1989 fiz concurso à carreira do magistério superior na antiga FEP ─ Fundação Educacional do Pará ─ que mais tarde se transformaria na Universidade do Estado do Pará ─ UEPA; a matéria, Desenho e Plástica, serviria ao Curso de Música da FAED, Faculdade de Educação.
A banca fora composta por três professores da UFPA, todos do curso de Arquitetura: Bodhan Bujnovisk, Dina Oliveira e Jaime Bibas.
Quatro provas compuseram a maratona: a de títulos, a escrita, a didática e a prática; não lembro com exatidão os “pontos” sorteados, mas acredito que a didática versasse sobre Imagem: Forma e Conteúdo e a prática estivesse voltada à Identidade Visual: Logomarcas, Marcas e Logotipos.
Diante da amplitude da primeira temática o desespero surgiu de modo inevitável, contudo, dois alentos se seguiram:
O primeiro do Jorge Eiró quando lembrou que o filme Koyaanisqatsi: Life Out of Balance estava disponível para locação na FOXVIDEO; nesse  documentário de 1982 dirigido por Godfrey Reggio com música de Philip Glass, não há diálogos, o que dá relevância à comunicação não verbal.
O segundo da recordação do organizado caderno da minha colega Alcília Afonso de Albuquerque Melo, a Kaki Afonso; nele ela anotava as aulas do “velho” (ele próprio se dizia com mais de 60) Omar Arroyo Arriaga, um dos nossos maestros de diseño no VII Curso Interamericano de Diseño Artesanal ─ enseñanza essa em hiato de quase 28 anos.
O filme o Jorge pegou na FOX.
O Caderno da Kakiah!ah!… esse ela mandou em xérox via SEDEX e chegou a tempo, não só para organizar as ideias e montar um plano de aula coerente, mas para gabaritar a análise da película ─ e, como plus, recordar as broncas que o Omar nos dera e assim bem usar o intelecto do diseño gráfico na missão subsequente: a bendita prova prática.
Entrei para a FEP em maio de 1989 e dela saí, como de outros trabalhos,  em dezembro do mesmo ano para ser DE na UFPA.
O Caderno da Kaki tem apontamentos de 1986 atemporais e extremamente úteis às atuais atividades do oficial Laboratório de Modelos (ou do marginal LAFORA); desse modo, será ele citado na bibliografia do material didático virtual que o professor Jaime de Oliveira Bibas coordena para este ano.

Ei-lo (com reforços de agradecimentos à Kaki):

Haroldo Baleixe.

____________
Postscriptvm:

Apesar das dificuldades em encontrar o professor Omar Arroyo Arriaga, uma pesquisa na Internet acusa que em 2012 ele estava como diretor do Museo  de La Medicina Mexicana.

____________
Postscriptvm2:

O BF já publicou Punto y línea… un cuento para diseñadores, por Omar Arroyo; nessa  “cartilha” de diseño básico, um regalo do amado mestre em 1986 aos seus monitores*, há uma dedicatória:

OAA

*Omar montou um grupo com quatro rebeldes que moravam no mesmo alojamento, a eles era dada a tarefa de preparar o material didático às suas aulas do dia seguinte (geralmente à tarde); mas, no comando, estava a poderosa maestrina Kaki, com seu traço seguro, preciso e sensual; o pagamento: cerveja e pizza na madrugada, vindas nos táxis assépticos e honestos de um Distrito Federal fake do primeiro mundo ─ era a Brasília do Sarney, sem carne por causa do natimorto Cruzado.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, Artes Plásticas, Desenho e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Ensinamentos de Omar Arroyo Arriaga em anotações de Kaki Afonso

  1. Antenor disse:

    Excelente o conteúdo do caderno só que não é básico e sim para iniciados em gestalt.

  2. Alcilia disse:

    Linda retomada.
    Fiquei super feliz por este resgate e saber da importância dessas anotações.
    Parabéns Haroldo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s