O Clipper Original duplicado em novas fotografias

Clipper duplicadoFoto sem datação ou autoria, anos 1940 – Clipper duplicado.

Praça do Relógio-Clipper n.1-década1960

Foto também sem datação ou autoria, anos 1960/70 – Clipper duplicado.

prForma original do Clipper n°1, imagem presumida: entre 1936 e 1939.

As duas primeiras imagens são inéditas no Blog da FAU, uma encontrada no E-bay e outra das obras raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna, infelizmente ambas sem datação ou autoria, tal qual a que registra o primeiro CLIPPER em sua forma original que possibilitou a virtualização feita pelo pelo professor José Maria Coelho Bassalo aqui publicada em CLIPPER Nº1; por José Maria Coelho Bassalo e CLIPPER Nº1 ─ transparência construtiva; por José Maria Coelho Bassalo.
Infelizmente, como não se conhece relatórios ilustrados dos prefeitos Abelardo Condurú e Alberto Engelhard, nos modelos dos apresentados pelos intendentes Lemos e Faciola, a pesquisa sobre os CLIPPERS é lenta, pois há necessidade de análise comparativa entre documentos e fotografias.
De todo modo delas se tira informações: na primeira se tem o clipper já duplicado e o novo calçamento “dentado” da Praça do Relógio, contudo o quiosque, à esquerda, permanece de pé ─ um indicativo da década de 1940 em seus últimos anos; a segundo revela a bandeira do Posto Pará como ESSO, e, tanto pelos modelos dos automóveis e ônibus, quando pelo conjunto de edifícios ao fundo, trata-se dos anos 1960/70, possivelmente na virara dessas décadas.


Postscriptvm (o1/11/2014):
Acompanhe a evolução da pesquisa pelo SUMÁRIO que dá acesso às postagens sobre CLIPPERS até 24/10/2014.
Algumas informação contidas nesta postagem podem ter caído por terra em consequência da aparição de novos registros documentais.
Não fazemos nenhuma reparação nos textos originais, apenas colocamos esta nota ao final das publicações cobertas pelo período do resumo.
Aprendamos com os nossos erros.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Equipamentos urbanos, Pesquisa e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s