ANIVERSÁRIO DE DOIS…; por Nina Matos

Jpeg

Foto: Ronaldo Moraes Rêgo.

Essas duas palavras vieram à mente no início deste 2014, quando comecei a esboçar a presente individual. Apresentaram-se dessa forma, como um fragmento da memória que remetia a um poema lido há pelo menos uns 15 anos, porém, por mais que eu tenha procurado resgatar o poema por inteiro, não consegui, não lembrei. A vida é assim, feita de grandes esquecimentos e de pequenas lembranças daquilo que realmente nos toca de forma indelével, como… o amor, por exemplo.
Então, a partir da percepção de que a lembrança desse fragmento poético descortinava possibilidades de ensaios sobre relações afetivas, passei a desenvolver ideias em torno de obras que remetessem a situações onde o amor poderia estar presente, com estados d’alma carregados de ambivalências, desejos, carências, plenitude e demais aspectos subjetivos presentes em distintas relações de afeto que possuem como característica determinante, uma considerável condição de tempo e familiaridade.
E foi esse pensamento que conduziu a produção de 06 pinturas inéditas da série Aniversário de Dois, que somadas a quatro já existentes e a uma pequena série feita em 2011, Quem Jamais Te Esqueceria, sobre fotos manipuladas da minha mãe, e nunca expostas antes, vieram compor a presente mostra individual.
Poderemos ver, assim, um conjunto de obras que gravitam em torno de um mesmo território, de sentimentos relacionados a distintas formas de amor, sem obviamente, conseguir dar conta de uma ideia explicativa sobre o assunto, mas, a proposição de ensaios pictóricos que carregam em si, subjetividades que permeiam várias situações de relacionamentos afetivos, falando de histórias comuns que pertencem a cada um. Onde a minha pessoalidade está presente, fazendo com que eu me aproxime do que pertence ao coletivo, porque talvez todos amam da mesma forma, todos sentem as mesmas dores, repetem e rememoram experiências pessoais de vida, no campo dos afetos.

 Nina Matos.


corel460


nina matos_aniversario de dois

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Exposição e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ANIVERSÁRIO DE DOIS…; por Nina Matos

  1. Nina Matos disse:

    Valeu Haroldo querido, obrigada pela divulgação e pela presença na abertura da mostra!! beijos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s