Retiro Irecê ― Pará-Brazil

MIO postal acima ― à venda no E-BAY por US$349,99 ―, mostra “Um dia de festa em Moêma (Retiro Irecê) ― Pará-Brazil” em “Edição Campbell Penna”.
Acreditamos (em hipótese) que a imagem seja de uma das “cinco casas de moradia” construídas em Moêma, Santa Isabel-Pará, que foi a leilão judicial no dia 23 de abril de 1919:

Leilão Retiro Irecê

Em uma das fotografias do local, publicadas na última edição do álbum Belém da Saudade, à página 333, se percebe um telhado de duas águas, com cumeeira em nível inferior à da casa principal em alvenaria, o que é justificável tanto pela ausência de um porão quanto pelo pé direito desse chalé, bem aquém (observar proporções entre as pessoas das cenas) da moradia do coronel Antonio José de Lemos:

Irecê

Colaboração: Regina Vitória da Fonseca.


Postscriptvm:
Acesse O fim do retiro de Lemos (Lúcio Flávio Pinto) publicado no jornal O Estado do Tapajós em 24 de abril de 2013.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, Fotografia antiga, História e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Retiro Irecê ― Pará-Brazil

  1. Paulo Andrade disse:

    Lúcio Flávio Pinto – há tempos – já havia denunciado a barbárie. Uma tristeza, mas coisa comum por aqui, infelizmente.

Deixe uma resposta