Ante-projeto à proscrição do brasão de Maÿr Sampaio Fortuna

anteprojeto emblema  Provincia 10 ago 61 p1

O colaborador do Blog da FAU, Aristóteles Guilliod de Miranda, enviou-nos o edital de concorrência pública da Universidade do Pará publicado no jornal A Província do Pará no dia 10 de agosto de 1961 — pouco mais de seis meses do término da presidência de Juscelino Kubitschek de Oliveira, presente na cerimônia de instalação da referida instituição federal de ensino superior, junto com o governador Magalhães Barata, seu correligionário político do Partido Social Democrático (PSD), que indicara o primeiro reitor (1957-60), Mário Braga Henriques, em detrimento de Otávio Augusto de Bastos Meira, pai de Alcyr Boris de Souza Meira, autor do segundo e consagrado emblema da U(F)PA em 1964; tal cerimônia ocorreu no dia 31 de janeiro de 1959 e as fotografias revelam o brasão de Maÿr superdimensionado ao fundo do palco do Theatro da Paz, impresso em flâmulas sobre a mesa oficial e no Medalhão Reitoral fundido (pelo próprio Maÿr) em metal nobre.
É certo que o artista plástico, designer gráfico e ilustrador Maÿr Sampaio Fortuna possuía relações com Magalhães Barata e o PSD,  bem como teve desenhos seus publicados em livros de Augusto Meira Filho, tio de Alcyr:

mayr-fortuna-diploma

corel776

Maÿr e Alcyr ecoam Baratismo e Anti-baratismo nos primórdios da Universidade (Federal) do Pará.
Joaquim de Magalhães Cardoso Barata faleceu em 29 de maio de 1959, quase quatro meses depois da referida festa do Theatro da Paz.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Documentos Históricos, Reprodução de documentos antigos e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta