Fábrica Proença

FP Fonte: página 685 do Livro de Ouro de 7 de setembro de 1922.

O jornal Estado do Pará noticia em 25 de fevereiro de 1917 que no dia anterior, às 10 horas, fora inaugurada a Fábrica Proença, contando com a presença do governador do Pará: Lauro Sodré e do intendente de Belém: Antonio Martins Pinheiro. Tal indústria, segundo propaganda no próprio Estado do Pará (16/03/1917), assim se definia em suas atividades:

rty O surgimento da Fábrica Proença é mote ao articulista M. C. Oliveira discorrer sobre administração e economia modernas em um cenário de Guerra Mundial onde Estados Unidos e Brasil ainda mantinham neutralidade; Oliveira vaticinava novas relações comerciais internacionais de um armistício baseadas na eficiência produtiva dos países:

EPsd

A Fabrica Proença, por ora objeto de investigações do BF, localizava-se na travessa do Chaco esquina com a avenida 25 de Setembro. No dia 26 de dezembro de 2011, como depósito da empresa de telefonia OI, sofreu um incêncio que destruiu o galpão de cobertura distinta da original:

26-12-2011 Daniel Costa DOLFoto: Daniel Costa/DOL.

Imagem atual do local:

xcvpb

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Fotografia antiga, História e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Fábrica Proença

  1. sergio disse:

    Boas fotos desses prédios , mas gostaria de saber sobre outros do mesmo período, por exemplo, tem como mostrar alguma coisa sobre o tabaqueira da doca que esta só as paredes esternas e que foi parece vendido para a extrafarma ao lado ? me refiro a tabaqueira da doca de souza Franco.

Deixe uma resposta