Fábrica Proença (2)

FPO mesmo jornal Estado do Pará  (25/02/1917) que noticiou a inauguração da Fábrica Proença fez a descrição do empreendimento cearense em solo paraense:

EP 25-02-1917 geral

As informações acima, se projetadas graficamente para o ano de 1955 (38 anos mais tarde), nos fazem crer que a Fábrica Proença prosperou (depois de 1922 pois a imagem daquele ano revela a edificação com os primitivos 15m de frente); pelo menos em sua estrutura física, já que duplicaria sua construção, atingindo dois terços do prometido na notícia do periódico:

FP imagens

A primeira imagem (1955) mostra a duplicação na área (de 15 para 30m x 71m) do galpão da Fábrica Proença, possivelmente um contíguo similar de duas águas — distinto do incendiado em 2011, já de propriedade da operadora de telefonia OI, que aparentemente possuía cobertura reconstruída em arco sobre os 30 metros transversais:

dfrf

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Fotografia antiga, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta