Armando Sobral; amanhã, na ELF

belem refigurada

Neste fim de semana receberemos, na Elf, a exposição “Belém Refigurada”, do artista visual Armando Sobral.
Abertura dia 20 de junho, sábado, das 10 às 14h. A mostra permanece aberta a visitação até o dia 4 de julho, de terça a sexta-feira, das 10 às 13h e das 15 às 19h.
Aos sábado, das 10 às 14h.


Do artista, sobre a exposição:
A paisagem, tanto a urbana quanto a natural, tem sido temas recorrentes em meus trabalhos. Nesta série de xilogravuras percorro o trajeto diário em torno do meu atelier, caminhos cruzados onde a pressa do dia a dia encontra o tempo imperturbável e virginal dos antepassados.
O olho embaralha, junta os cantos; transfigura a cidade em tramas simultâneas de lugares sobrepostos, capturados pela urgência em abarcar a totalidade em um único gesto. A cidade é fluxo contínuo, como as águas do rio. É alentador notar que ainda existe, no centro da cidade, a ilusão do contato entre nós e o firmamento: o ponto material mais elevado são as pontas das cornijas sobre os campanários das igrejas.
A xilogravura é o corte sobre a matéria dura, a madeira, que dá forma às estampas que apresento aqui, na Elf Galeria. Cada imagem representa um percurso, que se renova na gravura subsequente. O conjunto monta um diário de impressões do recorte da cidade que vai do ver-o-peso ao Carmo.
A gravura possibilita o jogo com as matrizes, sobreposições sucessivas de camadas de cor em composições resultantes da convergência de espaços, ao ponto de chegar à transfiguração quase que completa da paisagem.
Ninguém precisa concordar comigo, mas é nesse lugar, no recorte ao qual demarco meu raio de representação, que pulsa o coração de Belém. Pelo menos é nele que me perco diariamente.
Armando Sobral, 2015.


Armando Sobral nasceu em Belém, Pará. Graduado em Artes Plásticas pela FAAP, em São Paulo. Criou o atelier público de gravura da Fundação Curro Velho e foi co-fundador do Atelier Piratininga, em São Paulo. Das suas principais exposições, destacamos: The Mominoki Gallery, Tokyo (2008); “Grabadores Brasileños Contemporáneos”, Fundación Sebastián, Cidade do México; “Contemporary Brazilian Printmakers”, Hillyer Art Space, Washington DC (2008); “Contemporary Brazilian Printmakers”, Goloborotko’s Studio, NY (2007); “Contemporary Brazilian Printmakers”, Pratt Institute, Nova York (2007); “Coletiva”, Galeria Engramme, Cidade de Quebec, Canadá (2007); “Gráfica Contemporânea”, participante e organizador, Galeria do CCBEU, Belém (2006); “In Images We Speak”, Galeria da AGA, Holanda (2005); Artista convidado para “Vème Bienalle Internationale de La Gravure D’lle de France”, Versalhes – França (2005); Gravuras, De Vrije Academie, Den Haag, Holanda (2005); “Impressões: Panorama da Xilogravura Brasileira”, Santander Cultural, RS (2004); Curador da coletiva de gravuras “Múltiplos”, Galeria Graça Landeira, Belém (2003); “Traços e Formas na Gravura Contemporânea Brasileira”, VIII Bienal de Havana (2003); “Mantas – Xilogravuras”, Individual no Museu de Arte Sacra de Belém, (2002); “Entre el Gesto y la Repetición”, FUNCEB, Buenos Aires (2002); “Trilingüe ABC Estampes Actueles”, Universidade de Quebec (2001). 3ª Trienal de Gravura “Colour in Graphic Art”, Polônia (2000). “Investigações: A Gravura Brasileira”, Instituto Cultural Itaú (2000); “XII Bienal Iberoamericana de Arte – Estampas de fin de siglo y hacia um novo milênio” (artista convidado), México (2000); 12º Norwegian International Print Trienalle, Noruega (1999); 11º Trienal de Gravura de Tallin, Estônia (1998); 11 Internacional Triennial of Graphic Art Prague’98 (artista convidado), Praga.

Material enviado pela ELF, por e-mail.

Esse post foi publicado em Artes Plásticas, Divulgação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s