1964 — Plano Piloto da Universidade do Pará* (U. P.)

ufpa-maqueteFoto da maquete do Núcleo Pioneiro da UFPA (1966)

000001

As primeiras construções do Núcleo Pioneiro na virada das décadas de 1960/70; ao fundo, por trás da caixa d’água, o remanescente prédio onde se instalou a prefeitura da Cidade Universitária

manena-01-p-b

Núcleo Pioneiro da UFPA (1972)

corel877

Ortofoto aérea de 1955 — registro pretérito à escolha da área à Cidade Universitária

XXX

Superposição, imprecisa pela insuficiência de dados à comparação, do traçado atual de vias e da demarcação do terreno da antiga COPALA — além da foz do Tucunduba, usou-se como referência o telhado da Prefeitura do Campus do Guamá: dita, mas sem comprovação do BF, a única edificação remanescente do terreno original:

PCUG A prefeitura da Cidade Universitária, prédio remanescente da atividade exercida no terreno original; em seu comando, o engenheiro civil e professor da UFPA, Luiz Gonzaga Baganha, ex-diretor, nomeado em 1966, do Departamento de Águas e Esgotos no governo de Alacid Nunes.

Província 08-10-1964 p6

Plano Piloto UFPA

Colaboração: Aristóteles Gulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Júnior.


*Em 20 de agosto de 1965 a Universidade do Pará em acordo com a Lei nº4.759  passou a se chamar Universidade Federal do Pará.


Postscriptvm (13/ago/2015):
A fotografia invertida da maquete da Cidade Universitária (UFPA) publicada em 1966

YYY

Esta seria a imagem real, invertida (rebatida, espelhada…) na publicação citada no topo deste post

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em História e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta