Palacete Passarinho – “residência provisória” de Getúlio Vargas – 1933

Fachada2

Fotografia de Otávio Cardoso de original de álbum de família (1925/26) pertencente a Ana Léa Nassar Matos  – bisneta de José Sidrim autor e executor do projeto arquitetônico

PP

Fonte: Correio da Manhã (RJ) 27SET1933.

A NOITE cobre visita de Getúlio Vargas à Belém em setembro de 1933 confirma que Getúlio recebeu autoridades no Palacete Passarinho quando aqui esteve pela primeira vez.
A “novidade” está na nota do jornal carioca Correio da Manhã  às vésperas da chegada de Getúlio à cidade de Belém do Pará; nela se vê como o Palacete Passarinho fora preparado para hospedar o Chefe do Governo Provisório e sua comitiva: sala de telegraphia, com installações Morse e radio; uma sala para serviços de imprensa e varios gabinetes para trabalho… 18 telephones… Todo o edifício será profusamente iluminado. A fachada está coberta de lampadas electricas.
O mesmo periódico [Correio da Manhã (RJ) 23SET1933] em número antecedente se refere ao Palacete Passarinho como futura residência provisória de Vargas. 
A questão, que aqui permanecerá aberta pois jamais levantada, é se o elevador que lá existe foi instalado nessa época ou é do projeto original de José Sidrim; afinal: o Diário do Norte (RJ) 25AGO1933 mostra que haveria tempo hábil à colocação do referido equipamento que não consta no rol da preparação do lugar.


Postscriptvm:
A professora Ana Léa Nassar Matos, por comentário, disse:
No projeto existia uma previsão do local para instalação do elevador.


Postscriptvm (13JUN2018):

A chegada de Getúlio no Palacete Passarinho (1933)

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 respostas para Palacete Passarinho – “residência provisória” de Getúlio Vargas – 1933

  1. Ana Léa (Sidrim ) Nassar MATOS disse:

    No projeto existia uma previsão do local para instalação do elevador.

  2. Raul disse:

    Égua meu eu nem sabia que tinha elevador nesse prédio que dirá do Getúlio ter ditado por lá.
    Bacana!

  3. Paulo Andrade disse:

    Qual o endereço do palacete? Não me recordo de tê-lo visto alguma vez.

  4. Qual o ano dessa foto Haroldo?

  5. Angelo Giovani disse:

    Quem é o Arquiteto responsável pelo projeto do Palacete?

Deixe uma resposta