1968: filmagem da inauguração do Campus e doctor honoris causa a Costa e Silva

O audiovisual é um recorte do Cine Jornal Informativo nº 108 

A série informativa obtida nas três postagens subsequentes nos permite afirmar que o Campus Universitário do Guamá foi inaugurado no dia 13 de agosto de 1968 como Conjunto Pioneiro* da Universidade Federal do Pará pelo ditador militar marechal Artur da Costa e Silva.
Há, em O acervo fotográfico não identificado da BC/UFPAdezesseis registros imagéticos do episódio divulgado pela revista O Cruzeiro de 21 de setembro de 1968 que dão outra significação ao filme porque revelam alguns protagonistas da cerimônia na UFPA que titulou doctor honoris causa o segundo presidente imposto pelo Golpe de 1964.
Costa e Silva cortou a fita inaugural no portão principal do Campus e dirigiu-se ao auditório onde ocorreram os discursos e a outorga da láurea.
Está em aberto, por enquanto, o exato local do dito auditório;  ao que tudo indica usou-se, ou usava-se, um dos pavilhões sem as divisórias que o transformava em salas de aula; resta saber qual deles:

000001

Imagem aérea do Campus possivelmente na virada da década de 1960 para 1970

*É mais comum ler ou escutar o termo núcleo pioneiro.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta