Localização aproximada da Casa da Ópera de Belém

correcao

Em  A Casa de Ópera de Belém – edificação de 1775 dissemos que a Casa de Ópera (nos mapas: Casa da Ópera) estaria erigida onde hoje é o Palácio Antonio Lemos.
Duas cartografias de Belém do ano de 1791 enviadas pelo arqueólogo Fernando Marques do Museu Goeldi mostram, pelos detalhes aqui publicados, que não; mas, nas cercanias daquele Palácio.
Na representação nas plantas da cidade a Casa da Ópera estaria defronte aos jardins projetados do Palácio dos Governadores do Grão-Pará e não ao próprio Palácio; se comparadas ao mapa gerado por satélite no Google, ela fora edificada onde hoje está a via pública (rua Coronel Fontoura), defronte ao Fórum Civil.
Faremos a correção na postagem original para evitar confusões aos ledores desta página virtual; do mesmo modo que apresentados nossas escusas pelo equívoco na leitura da estampa.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Belém, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta