O Blog da FAU errou na localização do Hospício dos Lázaros do Tucunduba

Em Hospício dos Lásaros do Tucunduba ‒ localização aproximada cometemos um equívoco: apontamos, numa aerofoto de 1955, o que acreditávamos ser os resquícios da Olaria dos Mercedários, uma edificação do século XVIII que, segundo Arthur Vianna:
Em 1814 e annos subsequentes até 1816, transformou um grande telheiro que lá havia em edificio losocomico, vestindo-0 de paredes e de separações internas, e conseguindo fazer um prédio defeituoso e absolutamente improprio ao fim a que o destinaram.

Na realidade o que se vê apontado pela seta na imagem ilustrativa de 17SET2014 seria o conjunto fabril de outra olaria mais recente, a São Martinho, onde seu caminho daria origem à atual Rua da Olaria — segundo relatos recentes de moradores da rua Barão de Igarapé Miri, no Guamá, tal empresa pertencera a um português antes das invasões.
Observamos que não houve falha no posicionamento da referida Rua da Olaria no mapa da publicação passada.
Não apagaremos o post que contém o rastro da investigação; faremos como o habitual: será esta retificação acrescentada nele como postscriptvm.

Postscriptvm 23OUT2019:

Olaria São Martinho do Tucunduba:

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para O Blog da FAU errou na localização do Hospício dos Lázaros do Tucunduba

  1. ariroca disse:

    professor, tens que atualizar a imagem. é possível editar? o conteúdo ainda tá sendo visitado

Deixe uma resposta