Possível volumetria da Penitenciária de Santa Rosa; por José Maria Coelho Bassalo


A partir da interpretação dos dados contidos em jornais de época sobre o plano panóptico desenvolvido pelo engenheiro Henrique Américo Santa Rosa à Penitenciária do Estado do Pará chegou-se a este volume virtual elaborado pelo professor José Maria Coelho Bassalo no programa gráfico Sketchup.
Trata-se do projeto original parcialmente edificado durante o governo de Lauro Sodré (1891-1897) que em 13 de fevereiro de 1896 teve o fechamento de sua abóbada segundo a Folha do Norte de 14FEV1896:

A suntuosa obra de custos elevados não prosseguiu nos governos subsequentes, nem mesmo na segunda gestão de Lauro Sodré (1917-1921) quando sofreu adaptações e transformou-se em Hospedaria dos Flagelados.
O desembargador Antonio Bezerra da Rocha Moraes, crítico voraz do projeto de Santa Rosa, travou discussões pela imprensa com este e convenceu o  governador Paes de Carvalho (1897-1901) —  de quem Santa Rosa permaneceu como auxiliar na direção de Obras Públicas… — a proibir a construção de dois dos quatro raios celulares:


A fotografia que sustenta esta pesquisa mostra as valas da fundação do corpo posterior: o espelhamento do Castelinho da UEPA pós rotunda.
Também indica um terceiro pavimento no Castelinho da UEPA que certamento foi demolido.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, História, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s