1899 — o chalet sueco do Instituto Lauro Sodré

Em 1898 — projetos suecos em madeira destinados ao Pará observamos que: se Olympio pertenceu ao tradicional clã Chermont, o cenário (econômico, social e político) favorecia a implementação dos chalés suecos na capital e/ou interior paraenses; portanto, alguns podem ter sido erigidos.
De fato em 1899 um desses chalets pré-moldados em madeira fabricados na Suécia foi montado em 15 dias pelo diretor do Instituto Lauro Sodré, Ernesto Matoso, destinado à residência do médico naquele complexo da Eschola Profissional do Estado.
Tal chalet — de tipologia assemelhada ao exemplo contido no Catalogue Woodens House (original sem o carimbo do engenheiro Olympio Leite Chermont) — aparece em clichê ilustrativo da Monographia do Instituto Lauro Sodré publicada em janeiro de 1904:


O grande prédio em madeira à esquerda, com lanternins, abrigava as oficinas:



Plano do Instituto Lauro Sodré publicado em 1899 — apesar da marcação de um retângulo na avenida, em concordância com a foto, não há referência à residência do médico

Fontes:
Relatório do Instituto Lauro Sodré 1899 e
Relatório Instituto Lauro Sodré 1904

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Fotografia antiga, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta