A Medicina da UFPA fez 100 anos

A Faculdade de Medicina do Pará, criada em 09 de janeiro de 1919 pelo dentista* Antônio Magno e Silva, então diretor da Escola Livre de Odontologia do Pará — com a aquiescência de sua Congregação —, completou um século de existência.
O selo comemorativo do júbilo foi uma concepção da Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.
Em 1969, quando a Medicina da UFPA alcançava o cinquentenário, lançou-se uma medalha comemorativa, cunhada na Randal (Industria de Distintivos Randal Ltda) do Rio de Janeiro, com o anverso (cara) estampando três médicos: Barão de Anajás (primeiro diretor da Faculdade), Camilo Salgado (segundo diretor) e Olímpio da Silveira (secretário); no reverso (coroa) o prédio do Largo de Santa Luzia — emblemática sede adquirida em 1923 que após algumas reformas foi ocupada em 1° de abril de 1924:



O fato curioso, aqui merecedor de destaque, é o desenho original produzido por Alcyr Boris de Souza Meira encontrado pelos pesquisadores Aristoteles Gulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Júnior, ambos  médicos, autores do livro Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará 1919/1950 – da fundação à federalizaçãocom a primeira edição praticamente esgotada.
Por ora não sabemos se o esboço dos três relevos humanos (do anverso) são de Alcyr Meira, mas é visível que o do velho casarão sofreu retificação ao assumir a forma de medalha industrial.

Original em papel timbrado de Alcyr Meira


*Antônio Magno e Silva graduara-se dentista em 1905 no Rio de Janeiro, mas formar-se-ia médico em 1924, um dos quatro primeiros doutores pela própria Faculdade de Medicina que criara em 1919.
A foto da colação de grau em medicina de Magno e Silva pode ser ampliada.


Mais sobre Os primeiros dias da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará: o protagonismo de Antônio Magno e Silva; de Aristoteles Gulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Júnior.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, História, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s