A Medicina da UFPA fez 100 anos

A Faculdade de Medicina do Pará, criada em 09 de janeiro de 1919 pelo dentista* Antônio Magno e Silva, então diretor da Escola Livre de Odontologia do Pará — com a aquiescência de sua Congregação —, completou um século de existência.
O selo comemorativo do júbilo foi uma concepção da Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará.
Em 1969, quando a Medicina da UFPA alcançava o cinquentenário, lançou-se uma medalha comemorativa, cunhada na Randal (Industria de Distintivos Randal Ltda) do Rio de Janeiro, com o anverso (cara) estampando três médicos: Barão de Anajás (primeiro diretor da Faculdade), Camilo Salgado (segundo diretor) e Olímpio da Silveira (secretário); no reverso (coroa) o prédio do Largo de Santa Luzia — emblemática sede adquirida em 1923 que após algumas reformas foi ocupada em 1° de abril de 1924:



O fato curioso, aqui merecedor de destaque, é o desenho original produzido por Alcyr Boris de Souza Meira encontrado pelos pesquisadores Aristoteles Gulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Júnior, ambos  médicos, autores do livro Memória histórica da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará 1919/1950 – da fundação à federalizaçãocom a primeira edição praticamente esgotada.
Por ora não sabemos se o esboço dos três relevos humanos (do anverso) são de Alcyr Meira, mas é visível que o do velho casarão sofreu retificação ao assumir a forma de medalha industrial.

Original em papel timbrado de Alcyr Meira


*Antônio Magno e Silva graduara-se dentista em 1905 no Rio de Janeiro, mas formar-se-ia médico em 1924, um dos quatro primeiros doutores pela própria Faculdade de Medicina que criara em 1919.
A foto da colação de grau em medicina de Magno e Silva pode ser ampliada.


Mais sobre Os primeiros dias da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará: o protagonismo de Antônio Magno e Silva; de Aristoteles Gulliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Júnior.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, História, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Medicina da UFPA fez 100 anos

  1. Eu achei uma medalha dessa tem valor no mercado estou precisando de dinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s