A marca dos 55 anos da FAU

Memorial gráfico.

As estampas acima mostram o positivo, o negativo e a marca d’água do novo signo a ser adotado doravante pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA em seus expedientes — observamos que a FAU além de comportar o curso de Arquitetura e Urbanismo tem hoje a graduação em Conservação e Restauro de vestibular recente sediada no Convento dos Mercedários.
A nova marca (ver o memorial gráfico) está relacionada a uma coincidência numérica: em 22 de abril a FAU completará 55 anos; ou seja: se espelharmos o “5” teremos um “2” e vice-versa.
O objetivo, independentemente das possibilidades de interpretação livre da imagem, é que saibamos que há um documento oficial da Universidade Federal do Pará, enviado pelo pesquisador José Maria de Castro Abreu Júnior em 2014, dando a datação do 2° aniversário (em 1966) do então Curso de Arquitetura.
O dia emblemático do Descobrimento do Brasil foi corroborado pelo pesquisador Aristoteles Guilliod de Miranda em 2015 com Confirmado: no dia 22 de abril de 1964 instalou-se o curso de arquitetura na UP — essa publicação trata da comemoração do primeiro ano em 1965 quando a Universidade ainda não possuía o Federal em sua nomenclatura.

Possibilidades de uso da marca FAU 55 anos

Antes desse material vir à baila nos apoiávamos nos EMENTÁRIOS DAS RESOLUÇÕES DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA UFPA,  especificamente na “RESOLUÇÃO n. 09, de 24 de março de 1964.” que “Abre crédito especial de três milhões e cem mil cruzeiros (Cr$ 3.100.000,00).” com “Nota de Conteúdo: O crédito especial a que se refere esta Resolução, destina-se às despesas de adaptação no prédio do Curso de Arquitetura.”; ou seja: as instalações que abrigariam o recém criado (de data ainda desconhecida) Curso de Arquitetura entraram em obras, supostamente, a partir dessa liberação de verbas (24 de março) ficando concluídas à inauguração em 22 de abril de 1964 — obra de menos de mês.
Com três pontos se define um plano; é o que temos aqui.


Postscruptvm (24FEV2019):
Clarificando: o aniversário do Curso de Arquitetura se dava pela data de sua instalação, em 22 de abril de 1964, na Almirante Barroso nº76 (em 1966 nº152); não comemoraram o primeiro e o segundo aniversários referenciados no dia da aprovação de sua criação, por ora desconhecido.
É pertinente assuntar que data seria eleita como de criação do Curso de Arquitetura: a da portaria 262/63-UP designadora da comissão de estudos à organização e criação do Curso de Arquitetura; a da reunião do grupamento que aprovou o parecer técnico desta; ou: a da publicação no Diário Oficial da União da resolução (por ora não achada) que finalizou o processo iniciado em 14 de junho de 1963?
O 22 de abril é substantivo porque foi o dia oficializado pela administração superior da Universidade do Pará como marco do aniversário (de instalação e/ou fundação) do Curso de Arquitetura.


Postscruptvm (28FEV2019):
Novas investigações revelaram que o Curso de Arquitetura surgiu na Universidade do Pará entre 12JUN1963 e 23DEZ1963; ou seja: se considerássemos sua criação como base faz-se-ia 56 anos n’algum dia deste 2019 para desconstrução da verdade a qual estamos acostumados.
A Resolução nº11 de 23 de dezembro de 1963 que estabeleceu diretrizes aos Concursos  de Habilitação (vestibular) já tinha o Curso de Arquitetura em seu elenco — com a primeira seleção de alunos no e ao futuro 1964.
A nota do Departamento de Educação e Ensino, datada de 14 de janeiro de 1964, previa o início das aulas para o mês de março de 1964; entretanto, como demonstrado pela Resolução nº09 de 24 de março de 1964, houve atraso na liberação de verbas às obras no complexo da Almirante Barroso que só seriam acabadas em 22 de abril de 1964, dia delegado pela administração superior da Universidade do Pará como aniversário da Arquitetura — sem aulas, sem Curso, assim raciocinaram os mandatários: cartesianamente.
22 de abril, Descobrimento do Brasil, foi — naqueles tempos — cívico, soldadesco e conflitante; merece permanecer marcado.


22 de abril de 1965 — primeiro aniversário do Curso de Arquitetura:

Silveira Netto, assessores imediatos da Reitoria e professores

Outro aspecto da reunião na Almirante Barroso: alunos


Publicações anteriores sobre o assunto:
No dia 22 de abril passado a FAU completou 50 anos
Confirmado: no dia 22 de abril de 1964 instalou-se o curso de arquitetura na UP
Memorial gráfico

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, História, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A marca dos 55 anos da FAU

  1. JSSOUZA disse:

    Simples, inteligente e charmosa. Parabéns ao autor ou autores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s