Condor em 1974 — um videoclipe de Ivan Cardoso

 

Revisitando Quando Ivan Cardoso por aqui filmou observamos que o cineasta construiu um videoclipe dentro do documentário Ruínas de Murutucu utilizando um conjunto de takes noturnos da parte boêmia do bairro da Condor (e adjacências) sonorizado por Quero ser suacanção de Odair José gravada em 1973 pela intérprete Rosemary.
As filmagens, segundo o livro Ivan Cardoso O Mestre do Terrir, são de 1974 quando Ivan ficou 15 dias em Belém hospedado no Museu Paraense Emílio Goeldi para fazer o documentário Museu Goeldi (Depoimento de Eduardo Galvão), programa de ação cultural (do) Departamento de Assuntos Culturais (do) Ministério de Educação e Cultura.

A história desses dois documentários feitos em Belém do Pará consta no capítulo XVII do livro acima citado — entre as páginas 161 e 169.

O livro Ivan Cardoso O Mestre do Terrir foi disponibilizado em arquivo pdf ao Laboratório Virtual por Igor Pacheco, editor do site Fragmentos de Belém e colaborador deste.
Esperamos que nada seja retirado desta página por questões de direitos autorais; afinal este não é um espaço comercial e sim cultural, mas…

 


Postscriptvm: reservaremos este ps à nominação dos bares e restaurantes registrados por Ivan Cardoso em 1974, quando deles possuirmos certeza.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura e Urbanismo, Cinema, Fotografia antiga, História, Memória e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta