Condor em 1974 — um videoclipe de Ivan Cardoso

 

Revisitando Quando Ivan Cardoso por aqui filmou observamos que o cineasta construiu um videoclipe dentro do documentário Ruínas de Murutucu utilizando um conjunto de takes noturnos da parte boêmia do bairro da Condor (e adjacências) sonorizado por Quero ser suacanção de Odair José gravada em 1973 pela intérprete Rosemary.
As filmagens, segundo o livro Ivan Cardoso O Mestre do Terrir, são de 1974 quando Ivan ficou 15 dias em Belém hospedado no Museu Paraense Emílio Goeldi para fazer o documentário Museu Goeldi (Depoimento de Eduardo Galvão), programa de ação cultural (do) Departamento de Assuntos Culturais (do) Ministério de Educação e Cultura.

A história desses dois documentários feitos em Belém do Pará consta no capítulo XVII do livro acima citado — entre as páginas 161 e 169.

O livro Ivan Cardoso O Mestre do Terrir foi disponibilizado em arquivo pdf ao Laboratório Virtual por Igor Pacheco, editor do site Fragmentos de Belém e colaborador deste.
Esperamos que nada seja retirado desta página por questões de direitos autorais; afinal este não é um espaço comercial e sim cultural, mas…

 


Postscriptvm: reservaremos este ps à nominação dos bares e restaurantes registrados por Ivan Cardoso em 1974, quando deles possuirmos certeza.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Cinema, Fotografia antiga, História, Memória e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s