Círio 2020 — marca e selo comemorativos

Calouros vestem, do jeito virtual, as futuras camisetas do Círio 2020

No dia 30 de maio passado o Laboratório Virtual completou 10 anos de atividades — nasceu em 2010 com o projeto piloto Blog da FAU e em 2012 obteve o primeiro prêmio como Prática Inovadora em Gestão Universitária da Universidade Federal do Pará.
Nada a comemorar diante da calamitosa situação do país; seja pela pandemia, seja pelos incertos rumos da substantiva Educação Pública Brasileira.
O 17 de março de 2020 foi o primeiro e último encontro com as turmas completas na disciplina Representação e Expressão I da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; após isto, apenas comunicações remotas por aplicativos restritas às chefias de turma: Emylle Keiko (manhã) e Hugo Farias (tarde) que se mantêm empenhados, desde então, em zelar pelo equilíbrio daqueles que entraram na FAU-UFPA e em momento sequente foram impedidos, por causas exógenas, de frequentá-la como sonhado.
De praxe, no encontro do mencionado dia 17, aplicou-se um teste de sondagem (hoje como de diagnóstico) — mecanismo preliminar à condução didática da disciplina —; entretanto, tal exercício não foi pensado como aberto (livre), limitou-se à observação de duas formas: uma geométrica e outra orgânica em experimentos gráficos compositivos; ninguém imaginaria, àquela altura dos acontecimentos, o distante Círio de Nazaré (este como manifestação cultural repleta de significâncias: oceânico em possibilidades).
Foi desse conjunto gráfico — vindo da única atividade oficial (ou institucional) cabível perante as circunstâncias que causaram o confinamento compulsório em Belém do Pará — que se pinçou a marca aqui publicada que poderá ser serigrafada em camisetas* e figurará como selo do Círio 2020 no topo deste site durante a Quadra Nazarena.
O autor, calouro da turma da manhã, é Vitor Pereira Lima, oriundo da Escola Técnica Estadual Magalhães Barata, com 19 anos.


Memorial gráfico: o desenho feito com caneta bic por Vitor transmutado em marca e selo comemorativos do 10° CÍRIO FAU-ITEC-UFPALaboratório Virtual

*Para confecção de camisetas basta acessar este pdf com a arte concedida ao domínio público — o formato A4 é o padrão da “queima” da tela serigráfica.

Esse post foi publicado em Arquitetura e Urbanismo, Artes Gráficas, Artes Plásticas, Divulgação e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Círio 2020 — marca e selo comemorativos

  1. Magu Rebelde disse:

    Mas sim, mal chegaram já tão na página?
    Mas que papo é esse que eu nunca saí aí?
    Folgados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s