Investigações apontam novo modelo para o Farol Velho do Atalaia

Texto e imagens em construção.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arqueologia, História e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Investigações apontam novo modelo para o Farol Velho do Atalaia

  1. Parabens!. O dia 8 de março foi o aniversário de 170 anos do início do funcionamento do velho farol de salinas, sendo as postagens da FAU UFPA um grande presente para a memória do Estado do Pará. Abaixo, reproduzo a nota publicada no jornal paraense “Treze de Maio”, reproduzida no Correio Mercantil, do Rio de Janeiro, nº 123, de 3 de maio de 1852, com a devida atualização ortográfica:

    – Lê-se no Treze de Maio o seguinte:
    “Temos a satisfação de anunciar que no dia 8 deste mês começou a funcionar o farol das salinas, e foi-nos asseverado por um comandante de navios, que o observou na distância de cerca de 22 milhas, que apresenta um luz brilantíssima”

Deixe uma resposta