Fotografias antigas mostram fidelidade na restauração do Palacete Faciola

Três ângulos levemente distintos – fotografias ampliáveis
Fotografia de 2021: trabalhos de revitalização do Palacete Faciola

As três fotografias do topo, das quais ainda não se possui a datação nem a identidade da mulher morta em um quarto do segundo pavimento que se projeta à Doutor Moraes, comprova que a restauração do Palacete Faciola foi fiel ao passado da edificação.
O friso alto é mais recente e utilitário – possui escápulas para redes; mas o antigo, no nível das almofadas inferiores das portas, tem sua marcação decorativa visível.
As duas cadeiras registradas na cena e o guarda-roupas com espelho elíptico compõem o acervo de objetos da família Faciola – ou seja: existem e estão em uso.
Faltou-nos uma imagem do ambiente recuperado que acrescentaremos em breve.

Detalhe ampliado de uma das fotografias: cadeiras, estampas decorativas e rodapé de um dos cômodos no andar superior do Palacete Faciola


Uma das cadeiras presentes na fotografia antiga hoje em processo de manutenção pela família Faciola

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Arquitetura, Restauração e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Fotografias antigas mostram fidelidade na restauração do Palacete Faciola

  1. Jorge Lima disse:

    Simplesmente FANTÁSTICO!

Deixe uma resposta