O primeiro dono do Palacete Facióla

Ampliável à leitura

O Laboratório Virtual permanece com as investigações sobre Bento José da Silva Santos objetivando a montagem de uma biografia básica do personagem histórico que contratou os serviços do arquiteto José de Castro Figueiredo em 1895 à construção de seu sobrado que a imprensa chamou de Palacete Silva Santos após inaugurado.
Com a morte de Bento José da Silva Santos em 1908 o Palacete foi herdado por seu filho Bento José da Silva Santos Júnior que falece em 1915.
O maranhense Antonio d’Almeida Facióla, que dá seu sobrenome de origem italiana ao mesmo palacete por mais de um século, foi o terceiro morador – mudou-se em 1916, após a morte de Bento Júnior em 1915.
O que se apresenta aqui é um extrato da pesquisa que deverá gerar um texto interligando as publicações do LV sobre o assunto Palacete Facióla.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em História, Patrimônio Histórico e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta