O carnaval de Belém nos anos 50; por Antonio Paul de Albuquerque

Coleção Paul Albuquerque

Formado por mais de seis rolos de filmes em Super 8 e 16 mm, o acervo audiovisual – que antes pertencia ao professor Paul Albuquerque e que hoje é de propriedade do professor Flávio Nassar – possui imagens de extrema relevância histórica para a cidade. Mais do que imagens, a coleção Paul Albuquerque retrata uma cidade e seu povo, com sua cultura, seus hábitos e costumes; uma verdadeira testemunha ocular da história de Belém.

Os registros cinematográficos deste post são um grande exemplo disso.

O vídeo foi filmado pelo professor Paul Albuquerque e retrata como eram os carnavais em Belém, na década de 50, mostrando, sobretudo, o cenário de alegria e festa que o carnaval trazia para os moradores da cidade. As imagens foram feitas durante o festejo que ocorria na Praça da República. A praça era o local onde havia o encontro dos foliões, dos Blocos de Sujos, das pessoas que iam aos clubes que ficavam no perímetro da praça, ou mesmo dos curiosos e expectadores, atraídos pela exuberância dos festejos.


Matéria originalmente publicada no UFPA 2.0

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Filmes, Fotografia antiga e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta