Olaria CRUZEIRO: telhas assinadas J. Sidrim

O estado da arte da pesquisa da bisneta de Sidrim, professora Ana Léa Nassar Matos, publicado como livro, não alcançou a marca CRUZEIRO; mas, a primitiva PARAENSE, adquirida por José Sidrim nos anos 1930.

MIS – Museu da Imagem e do Som -, originalmente Palacete Jovita

No detalhe se vê a prensagem da marca CUZEIRO no barro mais a identificação J. SIDRIM – PARÁ.
Uma quantidade significativa dessas telhas
planas francesas foi encontrada no Centro Cultural Palacete Faciola, especificamente no terceiro imóvel, onde hoje funciona o MIS – Museu da Imagem e do Som.
Pelos dados levantados por Ana Léa essas telhas de José Sidrim dão sentido a uma reforma de telhado e não seriam as originais do prédio erigido no início do século XX.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em História da Arquitetura, Pesquisa e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta