Novidades na investigação coletiva sobre o escudo da UFPA


Ivan Brasil, diretor aposentado da Gráfica e Editora Universitária  — GEU —, hoje domiciliado na cidade de São Paulo, nos enviou duas fotografias de emblemas confeccionados em uma empresa do Rio de Janeiro, a  Distintivos Randal Ltda.
Como o Ivan não consegue precisar a data de feitura dos escudos, entramos em contado telefônico com o senhor Nelson Martins, proprietário da empresa que atua no ramo de distintivos desde 1951.
Nelson nos prometeu envidar esforços para angariar, em seus arquivos de peças, o que a Randal possa ter feito para a Universidade Federal do Pará, com isso se chegará a uma datação da produção acima fotografada junto ao desenho original de Alcyr Meira; lembra ele da medalha “Palma Universitária” com uma coroa de louros, cunhada na década de 1960; Nelson por diversas vezes se relacionou com o médico José da Silveira Neto, segundo reitor da UFPA, que encomendava serviços à empresa ainda comandada por seu pai, Henrique.
Henrique Martins foi pioneiro na manufatura de condecorações no Brasil, no período da 2ª Guerra Mundial manteve indústria em Manaus produzindo canecos para retirada de latex nos seringais da Amazônia e fez levantamentos e divisões métricas em quarteirões de Belém do Pará.
Randal amoedou a estampa comemorativa do 350º aniversário da Cidade:

Belém 350 anos enviada por Ivan Brasil

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta