Prêmio Benedito Nunes

Foto: Luiz Braga.

: :UFPA entrega Prêmio Benedito Nunes
O primeiro Prêmio Professor Benedito Nunes, concedido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), será entregue nessa terça-feira, 7. O premiado é o professor José Alves de Souza Júnior, da Faculdade de História. A cerimônia, prevista para às 17h, acontecerá no Centro de Convenções da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. A solenidade contará com a participação do próprio professor emérito da universidade, Benedito Nunes, que fará a entrega do prêmio.
“Trata-se de uma merecida homenagem a esse grande intelectual reconhecido nacional e internacionalmente,” afirma o professor José Alves Júnior. “Me sinto honrado em receber a premiação, sendo também um grande estímulo para o desenvolvimento da minha produção acadêmica”, ressalta.
O prêmio, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), também inclui um valor de cinco mil reais e a publicação da tese premiada Trama do cotidiano: religião, política, guerra e negócios no Grão Pará do Setecentos – Um estudo sobre a Companhia de Jesus e Política Pombalina pela Universidade Federal do Pará.
O Prêmio professor Benedito Nunes abrange as áreas de conhecimento que o filósofo estuda, como Arte, Literatura, Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas. A premiação bianual contou, este ano, com 19 teses concorrentes, sendo três representando o Instituto de Ciências da Arte, 11 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e cinco do Instituto de Letras e Comunicação.
Estímulo – José Alves Júnior tem a certeza de que o Prêmio Professor Benedito Nunes estimulará a produção científica entre os doutorandos da UFPA. “É também um incentivo para que a qualidade das teses seja ainda melhor,” destaca o professor de História.
Benedito Nunes – De renome internacional, o professor paraense já foi homenageado com diversas honrarias, entre elas o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, e dois prêmios Jabuti, o mais recente recebido em 2010, na categoria Teoria/Crítica Literária, com a obra A Clave do Poético.
Benedito Nunes foi um dos fundadores do curso de Filosofia e da Escola de Teatro e Dança da UFPA, e até hoje colabora com a instituição, inclusive presidindo o conselho da Editora da Universidade.

Serviço:
Entrega do primeiro Prêmio Professor Benedito Nunes
Data: 07/12/2010
Local: Centro de Convenções da UFPA – Campus do Guamá, em Belém
Hora: 17h
Texto: Vito Ramon Gemaque – Assessoria de Comunicação da UFPA

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s