Qual o dia do aniversário da FAU?

Foto: Ronaldo Carvalho. 

Estamos chegando ao final do mês de março e a plaquinha no topo do Blog indica “ANO 46”, ou seja, a Arquitetura da UFPA não fechou seu 47º ciclo de existência.
O Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural — LAMEMO —, responsável pelo levantamento histórico do Curso de Arquitetura, não possui essa resposta documental porque no EMENTÁRIOS DAS RESOLUÇÕES DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA UFPA  há uma lacuna: o registro mais aproximado encontrado é a “RESOLUÇÃO n. 09, de 24 de março de 1964.” que “Abre crédito especial de três milhões e cem mil cruzeiros (Cr$ 3.100.000,00).” com “Nota de Conteúdo: O crédito especial a que se refere esta Resolução, destina-se às despesas de adaptação no prédio do Curso de Arquitetura.”.
Naqueles frequentes bate-papos de marquise, dois professores: Ronaldo Carvalho e Jaime Bibas, rememorando os tempos idos, em franca homenagem à  Mνημοσύνη (ou, Mnemosine); arriscaram: 31 de março, o dia da “gloriosa” — eufemismo de época ao tenebroso Golpe Militar de 1964.
Ronaldo foi além, buscou um objeto em acrílico produzido pelos Correios (foto), que guarda o cliché e a impressão do carimbo comemorativo dos 40 anos do curso; nele está escrito “17 a 30 de março de 2004”: ou traiu-se, ou 31 de março daquele ano caiu em um final de semana — a autoria do desenho é de Jaime Bibas, feito por solicitação da professora aposentada da FAU, Carmem Cal.
O Blog aguardará até o dia 30 próximo propostas de professores, alunos e funcionários para o selo comemorativo dos 47 anos da FAU.

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para Qual o dia do aniversário da FAU?

  1. Ivan Nicolau disse:

    De última esse carimbo dos Correios, muito, mas muito feio, horroroso.

    • Carlos Athur Souza disse:

      Até alguns dias passados achei esse carimbo estranho, esquisito até, mas quando descobri sua autoria, mudei completamente de ideia.
      Arte tem disso, é individual e necessita de um criador, pois se anônima é perde a graça, a aura testemunhal, o sentido onírico de seu concebedor.
      Se é do professor Bibas eu gosto de graça.
      Eu sou fã dessa figura com jeito de duende, mágico.

Deixe uma resposta