Filósofos, cronistas e críticos: seja feita a louvação.

No texto que respaldou a defesa oral da minha Tese (De São Braz ao Jardim Público 1887-1931: Um Ramal da Estrada de Ferro de Bragança em Belém do Pará), junto à PUC-SP  em 14 de junho de 2010, fiz uma pequena homenagem-agradecimento ao Dalcídio Jurandir e ao igualmente cronista e crítico Benedito Nunes:   

(…) O recorte temporal da pesquisa é de 44 anos e as entrevistas mereceram tratamento especial devido a sua abrangência de 25 anos sobre esse total. De igual importância como reflexão e referencia metodológica na utilização da História Oral foram os livros de Ecléa Bosi, Marina Maluf, Sônia Maria Freitas, Lucília Delgado, Walter Benjamin, Henri Bergson, Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur e Paul Thompson, entre outros.
Quero destacar agora, dois paraenses de grande brilho intelectual que deram luz à pesquisa com suas contribuições excepcionais a respeito da vida dos moradores e do cotidiano da cidade através do romance, da crítica e da crônica. Ambos, Dalcídio Jurandir e Benedito Nunes interligados na Tese por “Belém do Grão-Pará” obra do primeiro, receberam da Academia Brasileira de Letras (ABL) o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de suas obras. Dalcídio já o havia recebido em 1972 e Benedito acaba de ser agraciado com o mesmo prêmio aos 81 anos de idade. Minha homenagem a estes dois “velhos” que conseguiram driblar as múltiplas maneiras de opressão da velhice pela sociedade capitalista; maneiras identificadas claramente por Marilena Chauí, na apresentação do livro Memória e sociedade, de Ecléa Bosi. (…)

Belém, 27 de março de 2011.

Professor Fabiano Homobono Paes de Andrade.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta