Brasão Original da UFPA (checagem de informações)



Pg. 39. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 30/12/1950.

Diário Oficial da União; segunda-feira, 24 de março de 1969.

Quando a professora aposentada da UFPA, Albertina Fortuna de Oliveira, disse em comentário ao Blog da FAU: “Por ocasião da instalação da UFPa, meu pai foi convidado por seu irmão Frederico Fortuna, então secretário do Reitor, para fazer o trabalho do escudo da UFPa que foi gravado em uma placa que ficava à porta da reitoria na Av. Governador José Malcher.”, referia-se ela a Mário Braga Henriques, primeiro reitor da Universidade do Pará com mandato entre 1957 e 1960, oriundo da Faculdade de Direito do Pará, onde Frederico Sampaio Fortuna ocupava a função de secretário, como comprova o DOU de 30/12/1950.
Alcyr Boris de Souza Meira em UM INDÔMITO TIMONEIRO cita “D. Izolina Silveira, esposa do reitor” como “chefe de gabinete” nos primórdios da administração de José Rodrigues da Silveira Netto — “líder inconteste do grupo das Ciências da Saúde…” que assumira a reitoria em 19 de dezembro de 1960.
Meira menciona a “bi-polaridade” das facções políticas na U(F)PA: a de Henriques (“grupo das ciências jurídicas, econômicas, sociais e humanidades”) e a de Silveira Netto (“grupo das ciências da saúde”).
Frederico Sampaio Fortuna e Izolina Andrade da Silveira ocupavam o cargo de “oficial de administração” quando transferidos, em 1969, para o “QUADRO ÚNICO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ”; ainda na vigência do segundo mandato do segundo reitor da UFPA.
Parece que estamos chegando perto da certeza comprovada do autor do Brasão Original da Universidade (Federal) do Pará: Maÿr Sampaio Fortuna.
O Escudo — segunda insígnia adotada pela U(F)PA — a que todos estamos habituados é de autoria de Alcyr Boris de Souza Meira, criado entre 1964/65 e institucionalizado pela Resolução Nº 17 de 12 de junho de 1969 (Anexo II e Anexo II-2) publicada no DOU de 05/o7/1969.

A marca de Alcyr Boris Meira tornou-se pública somente em 1965, oito anos após a criação da Universidade (Federal) do Pará pela Lei nº 3.191, de 2 de julho de 1957.

O brasão de Maÿr Sampaio Fortuna fez parte da cerimônia de 1959, ladeado pelas bandeiras do Brasil e do Pará. Há também sua reprodução em flâmulas postas sobre a mesa oficial e no medalhão (peça do MUFPA, mesmo que assinada Maÿr, sem provas de qual)  do colar reitoral   sobre o capelo de Mário Braga Henriques:

O Diário Oficial da União de 24 de março de 1969 relaciona todos os funcionários e professores que compunham a UFPA; é curioso consultá-lo, para isso basta carregar o arquivo em pdf de 10,32MB.

PS.: Acrescentamos o termo “esposa do reitor”, constante no texto de Meira, após o comentário de José Maria de Castro Abreu Júnior.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Brasão Original da UFPA (checagem de informações)

  1. José Maria disse:

    Dona Izolina era mais que “chefe de gabinete” ela era esposa do José Rodrigues da Silveira Netto. Pessoa, óbvio, de sua total confiança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s