A insígnia da antiga Faculdade de Direito do Pará

O nosso colaborador, médico e pesquisador-escritor, José Maria de Castro Abreu Junior, nos enviou, por e-mail, a imagem acima com o seguinte texto: “…Vi no Blog da FAU que o ICJ esta buscando uma identidade visual nova. Achei no material da Faculdade um ofício recebido da Faculdade de Direito com uma alegoria antiga da justiça. Curiosamente não usa vendas. Era meio que o símbolo daquela intituição, estava em seus impressos. Estou te mandando, vai que serve para alguma coisa. Taí um curso que tem muita história por contar…”.
A tipologia utilizada é em estilo clássico.
Além de referência às propostas ao concurso para logomarca do ICJ, cabe como objeto de pesquisa à memória e à história do ensino do Direito no Pará.
Seria esta a única simblogia adotada naquela antiga faculdade que integrou a gênese da UFPA?
A gravura foi feita com essa finalidade por alguém da região, ou será mera cópia de impressões européias?

Sobre Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Coordenação: professor Haroldo Baleixe.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para A insígnia da antiga Faculdade de Direito do Pará

  1. José Maria disse:

    Haroldo,
    Acredito que a figura estivesse no portifólio de alguma tipografia da época, portanto, pode ser que não seja algo tão original. A logo da medicina também me parece um padrão inspirado em alguns desenhos de arquivos de tipografias, com algumas adaptações. Esta é apenas minha impressão, é claro. Visto que não existiam os conceitos de publicidade e oficinas de criações gráficas, como existem hoje. Quem “enfeitava” os impressos eram as próprias tipografias.
    Aqui, havia várias.
    José Maria.

Deixe uma resposta