Uma proposta tradicionalista à logo do ICJ

A partir do material enviado pelo colaborador José Maria de Castro Abreu Júnior elaboramos uma proposta à logomarca do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará; aqui apresentada em positivo e negativo e marca d’água em vermelho, “cor do Direito”.
A intenção da proposição é preservar a imagem utilizada nos ofícios da antiga Faculdade de Direito do Pará; 1902 está presente porque em 31 de março daquele ano fora instalada a Faculdade Livre de Direito — uma pesquisa acurada nessa gênese poderia nos levar a outra simbologia, talvez, mais valiosa ao propósito memorialista.
O nível de apresentação deste ensaio gráfico é um esboço, já que não possuímos a estampa digitalizada em escaner e sim por fotografia, o que a deforma e impossibilita uma melhor estilização ao contraste da figura Justiça; seguimos a composição da antiga marca da Medicina, hoje consagrada.
Mantivemos a linha clássica da impressão tipográfica, ao lado da estampa de clichê (veja postagem anterior), do início do cabeçalho: “Faculdade de Direito do Pará”  — o embrião do Centro de Ciências Jurídicas da UFPA.
A ideia é de domínio público e não será inscrita no concurso do ICJ, portanto, quem quiser lançar mão dessa linha de raciocínio, que fique à vontade; só não esqueça de citar o José Maria de Castro Abreu Júnior, quem trouxe à tona tal gravura, um dos autores de “Memória histórica da faculdade de medicina e cirurgia do Pará 1919/1950 – da fundação à federalização”:

A insígnia da “Nossa Velha Faculdade” de Medicina e Cirugia do Pará aparece em registros documentais a partir de 1928: em todos os papéis timbrados, diplomas e quadros de formatura; recuperada em 2001, hoje está presente em jalecos e ofícios da atual Faculdade de Medicina da UFPA; a tradição caiu-lhe às graças. (Informações prestadas por José Maria de Castro Abreu Júnior)

Esta é uma colaboração do Blog da FAU ao sucesso da escolha da identidade visual do Instituto de Ciências Jurídicas; uma possibilidade de abordagem de motivo presente na memória do ensino do Direito no Pará.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Uma proposta tradicionalista à logo do ICJ

  1. Mônica Gomes disse:

    Muito curiosa essa proposta de escudo para o ICJ, não fica devendo nem à USP, nem à UFRJ, ao contrário, parece ser algo que mescla os dois emblemas das mais tradicionais Faculdades de Direito do país.
    O institudo deveria aprovar isso em Congregação como sua marca e ponto final, já que no passado pertencia à Faculdade e era utilizada por todos.
    O blog só teve uma ideia banal e brilhante, como só cabe às melhores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s