LABCAM NO XIV ENANPUR

LABCAM PARTICIPA DO XIV ENCONTRO NACIONAL NA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL NO RIO DE JANEIRO DE 23 A 27 DE MAIO DE 2011
Os docentes e discentes ligados ao Laboratório Cidades na Amazônia (LABCAM) da FAU/UFPA estiveram presentes apresentando trabalhos e participando de sessões livres por ocasião da realização do XIV Encontro Nacional da ANPUR, no Rio de Janeiro. Este ano o tema geral do encontro foi “Quem Planeja o Território? Atores, arenas e estratégias”. Os trabalhos apresentados foram:
1. “O plano diretor do Campus Belém da UFPa” pelo prof. Dr. Juliano Ximenes a partir do paper elaborado pelo docente e as discentes Monique Bentes, Louise Pontes, Sâmia Hohlenwerger e a Profa. Dra. Roberta Rodrigues. O trabalho é uma avaliação do Projeto de Extensão visando a elaboração do plano diretor para o campus do Guamá.
2. “Centro e Periferia: a questão ambiental urbana e a provisão de habitação de interesse social” pelas professoras Dra. Maria Lucia Refinetti Martins da FAU/USP e a Dra. Roberta Rodrigues do LABCAM/UFPa. O trabalho constitui parte do pós-doutoramento da Dra. Roberta Rodrigues na FAU/USP.
3. “O Largo do Carmo em Belém/PA: cultura, lazer e conflitos no espaço urbano” pela mestranda do PPGAU Monique Bentes Sardo Leão, trabalho que trata dos problemas de degradação física e descaracterização histórica existentes no Largo do Carmo em Belém. O paper foi desenvolvido a partir do trabalho de conclusão de curso defendido em 2010.
Além dos trabalhos citados acima apresentados na programação das sessões temáticas, ocorreram sessões livres propostas por grupos de pesquisa já consolidados ou em consolidação. Tais como o Observatório das Metrópoles, no qual o LABCAM participa de pesquisa em rede e as sessões sobre a natureza do Urbano na Amazônia Contemporânea e Áreas de Preservação Permanente Urbana, ambas com a participação da Profa. Dra. Ana Claudia Cardoso como debatedora.
Cabe destacar a presença de um grande número de alunos da graduação, que foram incentivados a participar do Encontro no contexto da disciplina Planejamento Urbano I.

Texto e imagem enviados pelo LABCAM.

Sobre o Projeto Laboratório Virtual - FAU ITEC UFPA

Ações integradas de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará - em atividade desde maio de 2010. Prêmio Prática Inovadora em Gestão Universitária da UFPA em 2012. Corpo editorial responsável pelas publicações: Aristoteles Guilliod, Fernando Marques, Haroldo Baleixe, Igor Pacheco, Jô Bassalo e Márcio Barata. Coordenação do projeto e redação: Haroldo Baleixe. Membros da extensão do ITEC vinculada à divulgação da produção de Representação e Expressão: Dina Oliveira e Jorge Eiró.
Esta entrada foi publicada em Sem categoria e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para LABCAM NO XIV ENANPUR

  1. monica m graner disse:

    Boa noite
    Sou arquiteta e trabalho na Universidade Federal do ABC.
    Como posso ter acesso ao Plano Diretor do Campus Belém da UFPa.
    Grata.

Deixe uma resposta